Livro “Como não ser racista” do Sindilegis é um convite à reflexão e ao engajamento na luta antirracista

O Sindilegis, em parceria com os Comitês de Equidade do Senado Federal e do Tribunal de Contas da União, apresenta o livro “Como não ser racista – Mesmo que você jure que não é”. A obra, escrita por Cristiane Sobral e ilustrada por Vanessa Ferreira (Preta Ilustra), com prefácio do cantor Toni Garrido e da advogada Fayda Belo, é um guia indispensável para quem busca aprofundar seus conhecimentos sobre racismo e aprender a combatê-lo em todas as suas formas.

O evento de lançamento aconteceu nesta terça-feira (10), durante a última edição de 2024 do “Papos que Transformam”, com o tema “Experiência e Vivências Negras em Movimento”, realizado no anfiteatro do Instituto Serzedello Corrêa. Ao final do evento, os participantes ganharam uma cópia do livro físico, que também pode ser baixado gratuitamente no site naosejaumracista.com.br. Na página, além de ler o livro completo, você poderá encontrar mais informações sobre o projeto e os autores

Acesse https:/naosejaumracista.com.br e baixe o livro gratuitamente

“Esse livro é mais uma ação do Sindilegis para promover a diversidade e a inclusão em nossos espaços de trabalho. Essa obra é o fruto de uma parceria com os Comitês de Pró-Equidade de Gênero e Raça do TCU e do Senado, e com esses grandes nomes da literatura e da cultura, vem ao encontro dos nossos objetivos de construir um ambiente mais justo para todos os nossos filiados”, refletiu Elisa Bruno, diretora de Comunicação do Sindilegis.

A iniciativa ganhou destaque na mídia nacional, com matérias publicadas em veículos de grande circulação, como TV Record, TV Cultura e a rádio CBN.

Prefácio por Toni Garrido

Toni Garrido, renomado cantor, compositor e ativista cultural, emprestou sua voz e seu prestígio ao prefaciar a obra “Como não ser racista”. Com entusiasmo, o artista, conhecido por sua trajetória marcada pela luta por justiça social, abraçou o convite para colaborar neste projeto. A voz de Toni Garrido, com sua forte identidade e compromisso com o antirracismo, ressoa em sintonia com os objetivos da obra.

A autora que materializou os escurecimentos necessários

Cristiane Sobral no lançamento do "Como Não Ser Racista" em 10 de dezembro de 2024/ Cristiano Eduardo/ ASCOM Sindilegis

Cristiane Sobral é uma multifacetada artista negra brasileira, com uma trajetória marcada pela luta por representatividade e pela valorização da cultura afrobrasileira. Além de atriz, é poeta, dramaturga e escritora, tendo iniciado sua carreira artística ainda jovem e se tornando a primeira atriz negra a se formar em Interpretação Teatral pela Universidade de Brasília. Sua obra literária, que aborda temas como racismo, gênero e identidade, destaca-se por sua força poética e pela capacidade de conectar com o público, especialmente com a juventude negra.

Compartilhe:

Veja também: