Maurício de Sousa presenteia Câmara dos Deputados com ilustração

Homenagem ao cartunista exaltou suas contribuições em campanhas institucionais sobre voto e democracia

O cartunista brasileiro Maurício de Sousa foi homenageado na manhã desta terça-feira (17) em uma solenidade realizada no Salão Negro do Congresso Nacional. Durante a cerimônia, o cartunista desenhou uma obra exclusiva para a Câmara, com seus quatro principais personagens da Turma da Mônica: Magali, Cascão, Mônica e Cebolinha.

Maurício desenha ao vivo as ilustrações dos personagens Mônica, Cebolinha, Cascão e Magali/ Paulo Pimenta

A iniciativa partiu da 1ª secretária da Câmara dos Deputados, deputada Soraya Santos (PL-RJ), como uma maneira de exaltar as contribuições do artista em campanhas institucionais: “Ele desenhou sobre a importância da Cidadania, a importância do voto e da democracia. É um privilégio o Brasil ter uma pessoa como o Maurício. Nos seus desenhos, ele traz algo que não podemos perder: o brilho no olhar de uma criança, que defende aquilo que acredita e contribui na construção de um balizamento moral e ético”, analisou.

Também estiveram presentes os deputados Rubens Buenos (Cidadania-SP) e Vinicius Poit (NOVO-SP) e o diretor-Geral da Câmara dos Deputados, Sérgio Sampaio. O vice-presidente do Sindilegis Paulo Cézar Alves também prestigiou a cerimônia e destacou a importância do artista: “Maurício é um patrimônio nacional e marcou a vida de diversas gerações de crianças no País. Sua contribuição merece ser lembrada”, analisou.

No primeiro semestre de 2019, foi realizada uma mostra chamada “Maurício de Sousa: Imaginação a serviço da sociedade”, que expôs histórias da Turma da Mônica que fizeram parte de campanhas sobre direito das crianças, inclusão e diversidade, entre outros.

“Agradeço novamente a oportunidade de estar aqui, na Casa do Povo, para falar sobre a participação do Instituto Maurício de Sousa em trabalhos que abordaram a importância do voto da participação na vida pública. Foram mais de 200 campanhas realizadas em parceria com esta Casa e, para mim, é uma honra que os personagens da Turma da Mônica tenham participado do nascer permanente da Câmara”, disse Maurício.

 

Compartilhe:

Veja também: