Milhares de pessoas celebram Dia do Servidor Público com o Gente que Inspira

O programa de valorização do Sindilegis ocorreu no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, com a presença do médico Drauzio Varella, Marcos Casuo (ex-Cirque du Soleil) e Titãs Trio Acústico

Milhares de servidores, amigos e familiares se reuniram, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, para celebrar o Dia do Servidor Público (28/10) em um evento feito para valorizar e enaltecer os trabalhos inspiradores e relevantes desenvolvidos por Gente que Inspira – servidores públicos das três Casas (Câmara, Senado e TCU).

Realizado pelo Sindilegis, BRB e Sindjus, o evento de lançamento do programa Gente que Inspira contou com atrações de peso, com palestra do médico Drauzio Varella, performance do ex-integrante do Cirque du Soleil Marcos Casuo, apresentação motivacional da psicóloga Carla Furtado, além de um show do Titãs Trio Acústico.

Muito além das atrações, o Sindilegis aproveitou o momento para homenagear três servidores de cada Casa que servem de inspiração para todos: eles elaboraram projetos voltados para a sociedade com inteligência artificial, com foco em inovação e aumento da transparência, produtividade e economia dentro do Congresso Nacional e do TCU.

Dando início às homenagens, o presidente do Sindilegis, Petrus Elesbão, relembrou ao auditório lotado que o papel do servidor é muito maior e mais simbólico do que a imagem de “privilegiados” que os ataques insistem em propagar:

“Ultimamente, nós temos ouvido que ‘o servidor é isso’, ‘o servidor é aquilo’. Mas, quando você chega num hospital e precisa de um médico, é um servidor que lhe atende. Quando você clama por justiça, é um servidor que o recebe. Todos nós estamos aqui para contribuir para um Brasil melhor e continuaremos a servir independentemente dos ataques”, disse.

“Os governantes passam, mas o nosso trabalho é eternizado, por isso, estamos aqui lançando esse projeto e vamos homenagear cada vez mais Gente que Inspira”, frisou o presidente do Sindilegis.

Drauzio declara: “O envelhecimento não é igual adoecimento”

O Brasil está envelhecendo cada vez mais e pior. A constatação é de ninguém mais, ninguém menos que o médico, professor e escritor Drauzio Varella, que foi o primeiro palestrante do Gente que Inspira. Em um tom bem-humorado, sem deixar de lado sua seriedade característica, Drauzio falou sobre envelhecimento com qualidade de vida.

“Estamos aumentando a nossa expectativa de vida. Hoje, já é de 66 anos. Só que estamos envelhecendo muito mal. 90% dos brasileiros com 60 anos têm uma doença crônica”, diz.

Para Drauzio, não há obrigatoriedade de desenvolver problemas crônicos só porque “estamos ficando mais velhos”: “O envelhecimento não é igual adoecimento. O mais importante de tudo é cuidar do nosso corpo: sem ele não há família, não há filho, não há pai”, disse.

O renomado médico disse que é fundamental que as pessoas entendam que o corpo é uma “máquina” feita para “se movimentar”. Portanto, pequenas atividades, como caminhar por 30 minutos, são recomendações de saúde mundiais que servem para prevenir uma série de doenças crônicas e garantem um bem-estar saudável a longo prazo.

Clown e ex-Cirque du Soleil Marcos Casuo conta como cresceu no maior circo do mundo

Depois de uma abertura inspiradora, o Clown e ex-integrante do Cirque du Soleil Marcos Casuo protagonizou uma performance inspiradora sobre sua trajetória e arrancou boas gargalhadas do público. Após começar o primeiro ato com uma pequena brincadeira com uma pessoa da plateia, Casuo emocionou a todos com sua história de garra, que se assemelha a de tantos outros servidores que correram atrás de seus sonhos.

Em seus dois primeiros anos no Cirque du Soleil, Casuo se destacou como o único brasileiro a compor a equipe russa de acrobacias. Posteriormente recebeu a oportunidade de assinar um personagem com o seu próprio nome.

“Eu aprendi que a vida nos testa 24 horas, colocando obstáculos grandes no nosso caminho, que só nos ensinam que somos maiores. Nós não precisamos de nada pra fazer algo espetacular a não ser sermos nós mesmos”, disse.

Psicóloga Carla Furtado finaliza ciclo de palestras falando sobre Felicidade nas Organizações

Encerrando a tarde de palestras do Gente que Inspira, a psicóloga Carla Furtado conduziu uma apresentação motivacional sobre Feliciência. O termo foi usado pela palestrante para descrever o florescimento humano e organizacional através da implementação de ações e programas de felicidade alicerçados na Psicologia Positiva e na Neurociência, áreas de conhecimento científico e no Sistema Felicidade Interna Bruta desenvolvido no país Butão e defendido como novo paradigma de desenvolvimento socioeconômico pela ONU.

Furtado destacou que o impacto da felicidade nas organizações gera um retorno muito positivo, como: incremento em produtividade de até 31%; incremento em retenção de até 44% e redução em ausências por doença de até 66%.

Titãs Trio Acústico toca maiores sucessos da banda e coloca todo mundo pra dançar

Para fechar o evento com chave de ouro, a banda Titãs Trio Acústico mostrou porque é uma das maiores formações brasileiras e parecem ainda não obedecer às leis do espaço-tempo. Isso foi comprovado na última segunda-feira, quando os filiados puderam ver de perto Branco Mello, Sérgio Britto e Tony Bellotto, com participação especial do Mário Fabre e Beto Lee, cantando os hits de maior sucesso da banda, interagindo e conversando com a plateia de filiados.

Os artistas cavaram um tempo em suas agendas e montaram um show afetivo e despojado, em que munidos apenas de violões, piano, guitarra acústica e contrabaixo recriaram canções do Titãs Acústico MTV e acrescentaram outras pérolas de seu repertório, como “Epitáfio”, “Isso”, “Enquanto Houver Sol”, “Porque Eu Sei Que é Amor”, “Toda Cor” e muitas outras.

Conheça os homenageados

Entre os homenageados do Gente que Inspira, estão: os servidores da Câmara dos Deputados: Marcus Vinícius Chevitarese, Roberta Rabay, e Cristiano Ferri; do Senado Federal: João Lima, Gilberto Guerzoni, Cláudia Lyra, Lucyana Moraes Vega. Também houve uma homenagem póstuma à primeira mulher a assumir a Secretaria-Geral da Mesa, Sarah Abrahão.

Do Tribunal de Contas da União, foram homenageados Uriel Papa, André Siqueira e Simone Braga.

Para saber mais sobre o trabalho que eles desenvolveram nas três Casas, acesse aqui.