Mobilização da PEC 555 e do PL 4434 agita capital do Rio Grande do Sul

O UNA-SE – Movimento Unificado dos Aposentados e Pensionistas do Serviço Público e da Iniciativa Privada – uniu Mosap e Cobap, promovendo sua primeira passeata no centro de Porto Alegre (RS), na manhã de quinta-feira (21/08). A mobilização em favor da aprovação da PEC 555 (que extingue gradualmente a contribuição previdenciária dos servidores aposentados e pensionistas) e do PL 4434 (que reajusta as aposentadorias do INSS pelo mesmo número de salários mínimos da época de sua concessão) foi destaque na mídia e a caminhada deixou o trânsito lento na área central da capital gaúcha.

Foram uns mil participantes gritando palavras de ordem para pressionar o Congresso a votar a PEC 555/2006 e o PL 4.434/2008.  A manifestação começou por volta das 9h20, partindo da estação rodoviária (Viaduto da Conceição) em direção à avenida Mauá, seguindo até a praça Revolução Farroupilha, em frente ao Mercado Público, caminhou até à Esquina Democrática e retornou, fazendo um ato público em frente ao prédio do INSS, lá permanecendo até as 11h.

Encerrada a caminhada, o diretor de Aposentados e Pensionistas do Sindilegis, presente em todos os momentos, Ogib Teixeira de Carvalho Filho, juntamente com um grupo de representantes do movimento, foi ao comitê do líder do governo na Câmara, deputado Henrique Fontana, entregar um documento chamando a atenção para a necessidade de corrigir as injustiças cometidas contra aposentados e pensionistas.

O vice-presidente Executivo da Cobap, Vilson Romero, enviou um recado através do chefe de gabinete do líder do governo, Carlos Leite, e da chefe de gabinete do deputado, Roberta Reck. “Sabemos que o deputado é um dos que estão trancando esta pauta”, disse Romero. Roberta garantiu que levará o assunto ao deputado e que farão novo contato para obter mais informações.

Já o presidente da Confederação Brasileira de Aposentados e Pensionistas (Cobap), Warley Martins Gonçalles, lembrou que o PL 4434/2008 já passou pelo Senado e por todas as comissões do Congresso. “Agora, precisamos que seja votado no plenário da Câmara dos Deputados”, afirmou.

Ao todo, são 30 milhões de aposentados e pensionistas pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e 10 milhões pelo serviço público e o objetivo da mobilização é pressionar políticos que concorrem à reeleição. “Os aposentados também votam e vão comparecer em peso nas urnas em outubro. Queremos deixar isso bem claro aos candidatos”, afirmou Vilson Romero.

“Dois terços dos eleitores brasileiros estão ligados a aposentados e pensionistas e, se isso não for o suficiente para que os parlamentares entendam a importância deste segmento para o país, eles sentirão a diferença nas urnas”, complementou Ogib Teixeira, diretor do Sindilegis.

Todos os aposentados e pensionistas estão convocados. Prestem atenção ao apelo de suas lideranças, prestem atenção em como são tratados pelos políticos e UNAM-SE. Unidos somos fortes, invencíveis. Podemos eleger quem quisermos. Não basta só a boa vontade e a união das lideranças, é preciso que as bases se incluam, compreendam a importância dessas lutas. Não acreditem nas promessas, feitas toda véspera de eleição, pois têm sido esquecidas em seguida.

Os parlamentares e candidatos aos governos precisam conhecer a força do nosso voto, e nos respeitarem. É nossa única arma. Portanto, vamos mostrar nossa força.

O próximo encontro do UNA-SE será em Natal, entre os dias 18 e 22 de setembro. Todos os aposentados e pensionistas estão convocados.