Museu do Senado Federal completa 30 anos e se consolida como guardião da história brasileira

Instituição possui acervo com pinturas, esculturas, desenhos, gravuras e mobiliário que contam a trajetória histórica dos quase 200 anos do Senado.

O museu localizado no Palácio do Congresso Nacional completa 30 anos em 2021 e possui um acervo valioso e de grande valor histórico. Com mais de três mil peças espalhadas pelo Senado Federal e pela Câmara dos Deputados, a instituição se consolidou como um guardião da preservação de uma importante parte da história da democracia brasileira.

Algumas das obras que podem ser encontradas na exposição de longa duração são “O Lago e os Peixes” de Marianne Peretti (1927), o painel “Ventania”, de Athos Bulcão (1918-2008), o quadro “Assinatura da Primeira Constituição Republicana”, de Gustavo Hastoy (1891), e várias outras de aclamados artistas. A última citada é destaque no local, já que o grande quadro representa um momento marcante da história do Brasil e contrasta cores, representando a transição histórica da Constituição.

“Aqui temos convivendo diferentes tipos conceituais de mobiliário e de obras de arte no mesmo espaço e é incrível como se consegue permear a história fazendo essa transversalidade”, diz Alan Sousa, chefe do Serviço de Museu. “Você consegue harmonizar algo moderno com o clássico no mesmo ambiente e isso nos dá uma perfeita noção de como é a transição histórica”, observou.

Desde setembro de 2020 está disponível a exposição virtual Brasil: da Monarquia à República. A mostra apresenta vídeos e obras de arte, além de fotografias, charges da época, documentos históricos, mapas e gráficos. A iniciativa é do Museu do Senado e da Secretaria de Gestão de Informação e Documentação do Senado. Confira pelo link: https://bit.ly/3xL9Eeq

Como forma de celebrar a relevância do Museu do Senado, o Sindilegis indica a leitura de “Obras de arte do Senado Federal”, produzido pela Livraria da Casa, onde estão reproduzidas peças de artistas renomados, como Djanira, Di Cavalcanti, Antônio Poteiro, Carlos Scliar, Oscar Niemeyer, Rubem Zevallos, Burle Marx, Tomie Ohtake e tantas outras expressões das artes plásticas.

O catálogo também pode ser adquirido pelo site da livraria ou baixado gratuitamente na sua versão ebook em: http://bit.ly/catalogomuseudosenado

Fundação e acesso ao público

O Museu do Senado Federal foi instituído oficialmente mediante atuação do senador Itamar Franco (1930-2011) que defendia a necessidade do Senado em assumir um papel de instituição histórica, além de política, preservando patrimônios culturais que preencheram a trajetória do local.

O Museu do Senado Federal, localizado no Salão Nobre do Senado, recebe admiradores de todo o país e até mesmo de fora do Brasil A visitação pode ser feita de segunda a sexta-feira, das 9h às 13h e das 14h às 18h. Aos sábados, domingos e feriados, o museu fica aberto das 9h às 18h.

Conheça mais sobre o museu no site do Senado Federal. https://www12.senado.leg.br/institucional/museu