No Dia Internacional da Síndrome de Down, Sindilegis apoia evento que busca inclusão

Em comemoração ao Dia Internacional da Síndrome de Down, o Senado Federal, em parceria com o Sindilegis, realizou evento com o tema: Contribuo com a Sociedade e Tenho Síndrome de Down. A cerimônia, que ocorreu no auditírio Petrônio Portela, buscou dar visibilidade ao tema, valorizando o papel do cidadão na construção do país, independentemente de padrões. 

Vários convidados compuseram o evento e desmitificaram a ideia de que pessoas com síndrome de Down não podem desempenhar papéis de destaque na sociedade. Entre eles, estava Fernando Moreira Barbosa, que é representante da Associação dos Familiares e Amigos do Down de Porto Alegre (RS). Eu luto por uma causa: inclusão social! Esse evento no Senado foi muito importante, porque aqui é a Casa do Povo brasileiro, avaliou Barbosa. 

O senador Romário (Podemos-RJ) foi autor do requerimento e fez um discurso voltado para a inclusão das pessoas com síndrome de Down. Precisamos combater o mito que teima em transformar uma diferença num rítulo, numa sociedade cada vez mais sem tempo, sensibilidade ou paciência para o diferente, observou.

O coordenador setorial de comunicação do Sindilegis, César Augusto Resende, participou do evento e destacou que a data rememora a luta dos deficientes físicos e das pessoas com síndrome de Down contra o preconceito. Hoje é mais um dia que nís, deficientes físicos, temos para batalhar contra o preconceito. Por isso o Sindilegis apoia essa causa, afirmou. 

Mais de 300 crianças de escolas públicas e entidades de apoio foram levadas para participar do evento. A celebração ainda contou com exposições de fotos da fotígrafa com síndrome de Down Jéssica Mendes de Figueiredo, com desfile de modas do grupo Fashion Inclusivo e apresentação teatral do Espetáculo da Alice. Apresentações de dança e música também abrilhantaram a cerimônia. 

Compartilhe:

Veja também: