No oitavo mês de pandemia, Sindilegis e ASA-CD provam que espírito de solidariedade não enfraqueceu

Doação de cestas básicas atenderá famílias em situação de vulnerabilidade assistidas por igrejas do Sol Nascente e da Asa Norte

Enquanto o Brasil entra no oitavo mês de pandemia do novo coronavírus, o sentimento de solidariedade continua a florescer entre os servidores do Legislativo Federal. Na manhã desta quinta-feira (26), o Sindilegis e a Associação dos Servidores Aposentados da Câmara dos Deputados (ASA-CD) realizaram a entrega de 30 cestas básicas que serão destinadas a igrejas que atendem famílias em situação de vulnerabilidade no Sol Nascente e na Asa Norte.

O presidente do Sindicato, Petrus Elesbão, acompanhado pela presidente da ASA-CD, Maria Elisa Siqueira, realizou a entrega aos responsáveis pelas organizações religiosas: o pastor William da Igreja Presbiteriana do Sol Nascente e Adão José, servidor da Câmara dos Deputados, que é membro da Igreja Cristã Evangélica da Asa Norte.

Petrus Elesbão explicou que as doações são fruto da mobilização de entidades parceiras, que mobilizaram os servidores associados a contribuir desde que a pandemia de Covid-19 foi oficialmente decretada no Distrito Federal, em 19 de março. “Quero agradecer a todos que colaboraram com as ações de todas as parceiras do Sindilegis porque, juntos, já conseguimos distribuir mais de 1.000 cestas básicas para o Entorno e para comunidades carentes do DF. Isso só foi possível por causa do movimento encabeçado pela ASA-CD, pelo Legis Club e das outras entidades. Muito obrigado!”, agradeceu.

Maria Elisa Siqueira reforçou que o trabalho assistencial desenvolvido em 2020 foi além da doação de alimentos. “Desde março estamos fazendo esse trabalho de entrega das cestas básicas e que vão nos dar o resultado satisfatório de ajudar a matar a fome de muita gente, mas, principalmente com a proximidade das festas de fim ano, precisamos lembrar que muitas pessoas sentem falta de atenção, cuidado e carinho. Por isso é tão importante que continuemos a pensar no próximo”, refletiu.

O pastor William concluiu: “A gente, que está testemunhando a transformação lá na ponta do problema, entende que não é só a fome das pessoas que a gente está saciando. É, também, a dignidade”.

Ano de solidariedade

Durante todo o ano de 2020, as ações realizadas pelo Sindilegis tiveram, também, uma orientação de cunho social. No último fim de semana, o Sindicato celebrou o evento “Gente Que Inspira”, onde arrecadou alimentos que serão destinados a organizações sociais.

Durante maio e junho deste ano, o Sindilegis realizou o SALVE O SOM, um verdadeiro show de música e solidariedade, que arrecadou fundos para trabalhadores da classe artística e cultural de Brasília. Entre os frutos do projeto, a doação de máquinas de costura para uma entidade de Sobradinho tem ajudado a transformar a realidade de pessoas em situação de rua.