Noite do Cantador do Sindilegis reúne artistas em noite estrelada pela poesia

Além de Oliveira de Panelas como atração principal, evento também reuniu poetas e intelectuais em momento lúdico e descontraído

A noite de quinta-feira (21) não tinha luar, mas estava iluminada pelo brilho de estrelas na Sindilegis, que trouxe o pernambucano Oliveira de Panelas a Brasília. A terceira edição da Noite do Cantador reuniu poetas, escritores e músicos em uma homenagem à cultura nordestina na sede do Sindicato.

O evento, realizado pelo Sindilegis e apoiado pelo Legis Club Brasil, pela ASA-CD, pela Asissefe e pela ASAP-TCU, foi apresentado pelo conselheiro do Sindicato, servidor aposentado do Senado Federal, o poeta e jornalista Nonato Freitas. Nonato abriu a noite com um poema de sua autoria sobre a história da cantoria. Os versos foram distribuídos aos presentes na forma de Cordel.  A música do evento ficou por conta de Roberto Baez. Para o nordestino Nonato Freitas, é preciso valorizar mais a cultura nordestina. “O nordeste é o berço de nossa sociedade. Valorizar a cultura nordestina é valorizar, também, a nossa história, nossa identidade”, refletiu.

Oliveira de Panelas deu início à sua apresentação agradecendo a oportunidade. “A poesia vive na alma da gente. Por isso, viva a vida! Viva o Sindilegis”, exaltou. O cantador aproveitou sua apresentação para cantar clássicos de sua carreira, como “Amor Cósmico” e “O Que É Que Me Falta Fazer Mais?”. Oliveiras também fez versos de “repente” com motes escolhidos pelo público. O cantador foi acompanhado pelos músicos Ely Janoville e André Luiz, no violão e na rabeca – um instrumento de cordas.

Diversos servidores das três Casas representadas pelo Sindicato prestigiaram o evento. Evaldo Araújo, Secretário do TCU em Pernambuco, declamou versos politizados sobre atualidades. O pernambucano abordou o recente acidente ambiental em Brumadinho e a reforma da Previdência proposta pelo governo Bolsonaro. “Nos momentos mais difíceis em que nós vivemos, como sociedade, o que pode nos salvar sempre é a cultura, é a arte. O Sindilegis está de parabéns pela iniciativa e eu me sinto muito honrado em ter sido convidado a participar”, afirmou o Secretário.

O servidor aposentado da Câmara dos Deputados e conselheiro fiscal da ASA-CD Roberto Guimarães fez a leitura de um poema do escritor de Cordel, Zé da Luz. Roberto parabenizou o Sindilegis pela iniciativa. “Precisamos de mais eventos que coloquem a cultura como foco de integração entre os servidores”, resumiu.

Fátima Mosqueira, diretora de Benefícios do Sindicato, resumiu o objetivo do evento: “É preciso valorizar todo esse acervo cultural do Nordeste para que possamos nos reconhecer melhor”.

Prestígio

A Noite do Cantador do Sindilegis também foi abrilhantada com a presença de diversos artistas e intelectuais da cidade. O presidente da Academia Taguatinguense de Letras, Gustavo Dourado, entregou o título de acadêmico honorário da academia a Oliveira de Panelas. A comenda é um reconhecimento à contribuição de 50 anos de trabalho do artista para a cultura popular brasileira. “Oliveira é um dos maiores representante da cultura popular, do repente, da cantoria, da literatura e também da expressão oral da cultura, porque ele canta em todos os estilos”, avaliou. Oliveira recebeu, também, uma xilogravura produzida pelo artista plástico Goári.

A diretoria do Sindilegis compareceu em peso ao show. Além do presidente Petrus Elesbão, estiveram presentes o vice-presidente Paulo Cezar Alves e os diretores Magda Helena, Helder Azevedo, Alison Souza e Fátima Mosqueira. Também prestigiaram o evento o presidente da Asissefe, Lourival Zagonel dos Santos e a vice-presidente, Maria Elisa, o diretor da Secretaria de Gestão de Pessoas do Senado (SEGP), Paulo Meira e a presidente da ASA-CD, Maria Elisa.

Petrus Elesbão, ao discursar no intervalo do show de Oliveira de Panelas, reforçou o compromisso do Sindilegis em ser um promotor da cultura e da integração entre servidores do Legislativo. “Este ano estamos preparando diversas atividades, então contamos com a presença de vocês”, afirmou. O presidente ainda brincou ao anunciar a volta do cantador ao palco: “Não me venha com macieira, muito menos com pereira; porque vou chamar aqui o cantador Oliveira”.

Lourdes Teodoro, doutora em Literatura Comparada pela Universidade de Paris e pós-doutora em Arte e Psicanálise pela Universidade de Harvard, também é poetiza e escritora. Na ocasião, Teodoro apresentou um pouco de seu trabalho desenvolvido sobre identidade racial, cultural e diversidade étnica.

Affonso Gomes da Silva, servidor da Câmara dos Deputados, poeta e presidente do Instituto Orgulho de Ser Nordestino exaltou a contribuição de Oliveira de Panelas. “Panelas é um artista completo e merece ser valorizado”, analisou.