Novembro Azul: Sindilegis reforça a importância dos exames preventivos

Anualmente muitos homens sofrem com o câncer de próstata por se recusarem a fazer o exame para detecção precoce da doença

 

O mês de novembro traz consigo a campanha “Novembro Azul”, que tem como objetivo conscientizar a população acerca da importância dos exames preventivos ao câncer de próstata. Segundo dados do INCA (Instituto Nacional de Câncer), mais de 60 mil homens são acometidos pela doença anualmente no Brasil e grande parte desse número vai a óbito. É importante ressaltar que muitos homens sofrem com esse tipo de câncer por tabus que existem na sociedade em relação ao exame preventivo.

A próstata é uma glândula que fica abaixo da bexiga e é responsável pela produção de espermatozoides. Com o passar dos anos, essa glândula aumenta de tamanho e isso leva à transformação de várias células cancerígenas que resultam na doença. Na maioria dos casos, o primeiro estágio do câncer de próstata não apresenta muitos sintomas. Mas conforme o tumor evolui, os homens podem começar a sentir dor óssea, insuficiência renal e sangue na urina.

A partir dos 50 anos, é altamente recomendado que os homens façam o exame de PSA (Antígeno Prostático Específico) e o toque retal, ambos com o objetivo de detectar uma possível aparição do câncer de próstata. As chances de cura são proporcionais à precocidade do tratamento, que se baseia em cirurgia e radioterapia. Entretanto, grande parte da população masculina se recusa ou tem grandes receios de fazer o exame de toque retal por tabus alimentados pela sociedade.

“O time do Sindilegis soma forças para conscientizar a população sobre a relevância dos exames preventivos ao câncer de próstata”, diz Alison Souza, presidente do Sindilegis. “Quebrar tabus que prejudiquem a vida e cuidar da saúde também é coisa de homem”, acrescentou.

Compartilhe:

Veja também: