Novos servidores tomam posse no Senado Federal

Horas e horas de estudo, muita dedicação e renúncia. Alcançar a tão sonhada aprovação em um concurso público é tarefa árdua e rodeada de ingredientes fatigantes. Mas cada sacrífico é recompensado diante do termo de posse. A alegria estampada no rosto dos 172 aprovados no concurso do Senado Federal e nomeados nos cargos de advogado, na consultoria legislativa e no de analista legislativo na manhã desta quarta-feira (21) deixa claro que o processo pode ser dolorido, mas a vitória traz a certeza de que tudo valeu a pena.

Ao lado de familiares, que os observavam orgulhosos, os novos servidores do Senado participaram da cerimônia de posse no Auditório Petrônio Portella. Em um discurso emocionado, a nova servidora Fernanda Tercetti Pereira traduziu em palavras o sentimento dos colegas ao discursar em nome dos empossados. “ Quando chega a aprovação, que alegria. Que grande alegria estarmos aqui, hoje, compartilhando essa grande vitória com aqueles que nos apoiaram e acompanharam nesse desafio e esforço diário. Essa vitória também é deles. Chegamos até aqui. Agora, vamos desempenhar bem as nossas funções com zelo, cuidado, responsabilidade e amor. Sempre lembrando do desejo e do impulso que nos fez chegar até aqui”, disse.

A diretora-geral do Senado, Ilana Trombka, parabenizou os novos servidores da Casa e disse que a posse é apenas o início da jornada. “Transformar um sonho em realidade custa. Custa estudo, dedicação, horas longe da família e amigos. Então, vem o sonho conquistado. Mas depois disso, vem a efetivação diária dele. Vocês optaram por estar aqui, quiseram ser servidores do Senado Federal, e, cada dia nessa carreira, é mais um passo nesse sonho. Hoje vocês não estão vivendo o ápice. Hoje é apenas o primeiro dia do resto das suas vidas”, disse.

O diretor de benefícios do Sindilegis, Petrus Elesbão, esteve ao lado dos diretores do Sindicato Narciso Nori e Fábio Fernadez, na cerimônia de posse cumprimentando os novos servidores pela conquista. “Estar aqui para receber esses novos servidores é motivo de muita alegria. Assumem agora uma grande responsabilidade, mas extremamente motivante. Desejamos que tenham sucesso na nova jornada, que sejam agentes ativos na manutenção do Estado democrático de Direito e de um serviço público forte”, disse.

A responsabilidade e a missão dos novos servidores foi citada pelo presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco, que ressaltou: “vejo aqui não apenas novos colaboradores, mas verdareiros agentes de transformação e de compromisso com aquilo que, para nós, é muito sagrado: os valores democráticos. Chegar ao Senado Federal é uma responsabildiade nobre e desafiadora, que exige dedicação e compromisso com o bem comum. Hoje, ao dar as boas-vindas aos novos servidores, reforço a importância do papel de cada um no esforço institucional de manutenção do equilíbrio entre os Poderes da República, de defesa da democracia e na promoção do interesse público”, finalizou.