“O Brasil tem, hoje, uma das menores proporções de servidores públicos no mundo”, afirma candidato Leandro Grass

Na segunda entrevista da série “Café com Política – Edição Especial Eleições”, o deputado distrital afirmou que, se eleito, focará na qualificação dos servidores para uma melhor prestação de serviços à população

O candidato ao Governo do Distrito Federal pela federação PT-PV-PCdoB Leandro Grass (PV) foi ouvido, nesta segunda-feira (22), na segunda edição do “Café com Política – Edição Especial Eleições”, que segue ouvindo os candidatos mais bem colocados na pesquisa que disputam o cargo de governador para o GDF. Medida por Lincoln Macário, jornalista da Câmara dos Deputados, o evento contou com a união do Sindilegis, do Sindjus e da Anafe e trouxe a oportunidade ao público de ouvir as propostas de Grass e o que ele fará caso seja eleito.

Ao Café com Política, o candidato explicou que profissionalização do servidor público é uma de suas principais metas e que há atualmente diversas áreas do serviço público com quadro pessoal deficitário, a exemplo da educação, que conta com quase 14 mil temporários. Para Grass, uma forma de minimizar o problema é investir na reestruturação e na discussão de novos planos de carreira. “Temos carreiras com mais de dez anos sem participarem de qualquer debate sobre seus planos, suas progressões. Se eleitos, queremos fazer isso de maneira estruturante e também pensando na qualidade de vida do servidor, oferecendo um programa de saúde e um programa de promoção da qualidade de vida”.

Reforma administrativa

Outro ponto discutido com o candidato foi sobre sua posição em relação à PEC 32/19. Segundo Grass, o projeto é um grande retrocesso. “Nós estávamos vindo em uma crescente de amadurecimento de discussão sobre o serviço público, com a profissionalização nas universidades, com a qualificação dos servidores, e aí, com esse projeto, tentam fazer a gente retroagir. Estão usando a PEC 32 para, de alguma forma, fazer uma ingerência política, transformar o serviço público em um cabideiro de emprego a partir de critérios eleitorais”.

O candidato afirmou que a proposta quebra a conexão do servidor com a própria sociedade. “O servidor é um elaborador da própria política, ele é parte dela. E a PEC 32, por si só, enfraquece o que já é frágil. O Brasil tem hoje uma das menores proporções de servidores públicos no mundo em relação ao conjunto da população. Nós precisamos ampliar essa capacidade de atendimento, principalmente porque aumentou-se a fome, a miséria e a desigualdade, pois que vai nos ajudar na recuperação dessas mazelas é o conjunto de servidores”, complementou.

Grass, que já divulgou seu plano de governo ao Tribunal Superior Eleitoral, também falou que suas propostas giram em torno de cinco eixos: Renda Cidadã, Saúde Perto de Casa, Educação Total, Revolução no Transporte, Nova Economia e DF em Paz: “A melhor política social que a gente pode fazer é o emprego, é a geração de renda, é o estímulo à inclusão produtiva e econômica das pessoas, que vai naturalmente produzindo outros tipos de benefícios”.

Reveja a participação de Leandro Grass no Café com Política abaixo. Para saber mais sobre seu plano de governo, acesse aqui. Confira as fotos do evento aqui.

Vem mais Café com Política aí!

O próximo convidado do especial Café com Política é o o ex-vice-governador do DF Paulo Octavio, cujo evento acontecerá no dia 29 de agosto, a partir das 17h. A transmissão será feita pelos canais do Sindilegis, do Sindjus e da Anafe. Acompanhe!