O Sindilegis presta homenagem a todos os pais da Câmara, Senado e TCU!

De geração para geração

Servidor da Câmara dos Deputados vê seu destino se perpetuar no do filho, onde ambos dividiram a mesma função na Casa Legislativa

Há momentos na história – raros, mas reais – em que grandes pensadores têm a infelicidade de verem suas ideias sendo jogadas para escanteio. O último deles culminou com Mahatma Gandhi. O idealizador e fundador do moderno Estado indiano costumava dizer que “se queremos progredir, não devemos repetir a história, mas fazer uma história nova”. Mas o que acontece quando uma história de sucesso e recheada de motivos de orgulho se repete?

Este é o caso de José Ribeiro, policial legislativo aposentado da Câmara dos Deputados, que viu o filho, Raphael, seguir exatamente os mesmos passos que ele na carreira profissional. Por conviver com realidade da Casa desde os 12 dias de vida, o filho não teve dúvidas: o respeito pelo o pai e pelo seu trabalho o motivaram a se tornar, hoje, também um policial legislativo da Câmara.

“Quando nós íamos para o Congresso e passávamos pela Esplanada dos Ministérios, sempre procurava falar alguma coisa do tipo ‘olha o prédio da Câmara’, ‘este é um dos lugares mais importantes do País’, ‘é lá que eu trabalho’, essas coisas. E anos depois, trabalhar junto é algo que não esperávamos”, conta o pai, José, sem esconder o orgulho.

Raphael – o filho – também não esconde a alegria por ter sido aprovado em concurso público e ter um pai em que se espelha diariamente, em todos os sentidos. “É claro que o fato de frequentar a Casa desde criança, inclusive em finais de semana, gerou em mim uma grande vontade de seguir os passos do meu pai e ser servidor da Câmara. Quando saiu o resultado do concurso e vi que estava entre os aprovados, relembramos toda essa história de quando eu ia para lá pequeno até o dia em que culminou com minha posse. Foi muita alegria!”, conta.

E o ciclo não para por aí. Hoje, Raphael também é pai e o filho, Miguel, já costuma frequentar a Câmara. “Engraçado que todo mundo fica falando ‘olha aí o futuro policial legislativo’. Imagina se isso acontecer?”, comenta Raphael, animado. Ao pai, os elogios não cabem no peito. “Pude conhecer os dois lados dele, tanto como profissional, e pouca gente tem essa oportunidade. Dessa forma, consigo admirá-lo de todas as formas. O meu pai realmente é um ser humano, um pai, um marido e um avô espetacular”, elogia.

Ao conviver com a realidade de um filho bem instruído e ocupante de um dos melhores cargos do funcionalismo público do Brasil, José Ribeiro acredita que cumpriu com maestria um dos trabalhos mais difíceis de um homem: o de ser pai. “Vê-lo como policial legislativo me dá a certeza de que fiz um bom trabalho, o eduquei bem e ele aproveitou as oportunidades que apareceram. Hoje em dia tenho certeza de que as coisas que nós fazemos vão sempre influenciar na vida dos nossos filhos”, finaliza.

O Dia dos Pais, comemorado no segundo domingo do mês de agosto – neste ano, dia 10 – serve para relembrar que sempre vale a pena repetir uma boa história. E o Sindilegis parabeniza a todos estes grandes homens que são responsáveis por trabalhar por um país e por pessoas melhores. Parabéns!

E para conferir a reportagem exclusiva em homenagem ao Dia dos Pais na Câmara clique aqui e assista à matéria da TV Legis!

Compartilhe:

Veja também: