“O Sindilegis tem sido uma entidade fundamental para os grandes embates e na defesa dos servidores”, afirma Erika Kokay para o Café com Política

Candidata à reeleição para deputada federal, a parlamentar reforça a necessidade assegurar o fim da PEC 32 e garantir a negociação coletiva para os servidores

“Em todas as proposições que buscaram tirar direitos de servidores e servidoras – e aqui cito a PEC 32/20 e a reforma da Previdência – o Sindilegis esteve na linha de frente”. Foram essas as palavras da candidata à reeleição à deputada federal Erika Kokay, ao ser entrevistada, nessa terça-feira (13), na edição especial do Café com Política: Eleições.

A deputada debateu diversas propostas de interesse ao servidor que vêm sendo defendidas pelo Sindilegis. Na pauta, a PEC 32, que trata da reforma administrativa, foi um dos principais pontos que Kokay debateu. “A PEC 32 é a constitucionalização do Estado a serviço de um governante. E ainda bem que temos instituições como o Sindilegis que atuam para que nós possamos desconstruir isso, buscando colocar o Estado a serviço do povo”.

A deputada complementou: “A PEC 32 é esse Estado da perseguição, em que você utiliza a máquina pública para interesses pessoais. Portanto, continuaremos na oposição a esse projeto e vamos nos colocar à disposição para discutir reformas que venham, de fato, melhorar o serviço público, e não para atacar os servidores”.

Eleita para cinco mandatos parlamentares consecutivos pelo Partido dos Trabalhadores do Distrito Federal, Kokay já foi deputada distrital duas vezes, nos anos 2000, e, desde 2019, cumpre o terceiro mandato de deputada federal. De acordo com ela, sua pauta gira em torno de defender os trabalhadores brasileiros. “Carrego as mesmas lutas e bandeiras desde que ingressei na vida política: democracia, liberdade e direitos. Recentemente o DIAP fez um levantamento e eu fiquei extremamente feliz com a constatação que votei 100% em defesa dos trabalhadores e servidores”.

Negociação coletiva
Outro tema colocado em pauta pela candidata foi o PL 3831/15, que disciplina a negociação coletiva no serviço público das três esferas administrativas (União, estados e municípios). Atualmente na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ), o projeto é uma das bandeiras do Sindilegis em prol do servidor.

“Temos uma realidade no Brasil onde as negociações não são postas à mesa. Muitas vezes os servidores têm que ir à greve para construir um processo de negociação. Temos uma discussão na Câmara em que precisamos avançar nela, que assegura a permanência de processo de negociação como condição obrigatória de diálogo entre as entidades e o próprio Estado”, afirmou.

A entrevista com Erika Kokay pode ser conferida na íntegra clicando aqui.

Saiba mais
O Café com Política é um fórum de debate permanente para discutir assuntos vitais para o conjunto da sociedade brasileira, sejam de cunho político, econômico ou social. Criado pelo Sindilegis em 2019, o Café com Política já trouxe luz a temas como Reforma Administrativa e Tributária, Direitos da Mulher e Perspectivas Sanitárias para o Futuro do Brasil e traz agora para discussão o tema das eleições com foco em conhecer as propostas dos candidatos do Distrito Federal ao governo e aos cargos de deputado e senador. Esta edição é realizada em parceria com o Sindjus – que representa servidores do Judiciário e MPU.