Outubro Rosa: Congresso Nacional inicia série de ações para promover a prevenção ao câncer de mama

Começou no sábado (1º) a campanha Outubro Rosa, de prevenção ao câncer de mama. Anualmente, são realizadas atividades com o objetivo de conscientizar e alertar mulheres e toda a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e outros tipos da doença que atingem as mulheres, aumentando as chances de cura e reduzindo a mortalidade.

Amanhã (5), das 19h às 22h30, as torres e cúpulas do Congresso também recebem uma projeção especial com frases de conscientização sobre o câncer de mama e fotos da exposição Amor I Love You, que estará em cartaz na Senado Galeria. A ação partiu da Associação de Mulheres Mastectomizadas de Brasília — Recomeçar.

A exposição Amor I Love You será inaugurada na próxima segunda-feira (10), data em que se celebra o Dia Nacional de Luta contra a Violência à Mulher. No dia também haverá uma solenidade em homenagem ao Outubro Rosa, no Salão Nobre da Câmara dos Deputados, que deverá contar com a presença de senadores e deputados.

As ações são coordenadas pela Secretaria da Mulher da Câmara – formada pela coordenação da Bancada Feminina e Procuradoria da Mulher –, pela Procuradoria Especial da Mulher e pela Liderança da Bancada Feminina do Senado, com apoio de instituições e organizações parceiras.

Confira, abaixo, algumas das iniciativas que serão realizadas ao longo do mês:

• Até o dia 31 de outubro, serão recebidas doações de bandanas, turbantes, bonés, lenços e tiaras para mulheres e crianças com câncer. Caixas coletoras serão dispostas em vários pontos da Câmara e do Senado. Realização: Liga do Bem, com apoio da ProMul (Senado) e SecMulher (Câmara).

• Carreta da Mamografia do Sesc-DF está estacionada na garagem do Leilão, próximo à Gráfica do Senado, no Bloco 14, até esta sexta-feira (7). Colaboradoras acima de 50 anos podem procurar os exames das 9h às 17h, com intervalo entre 12h e 13h.

• Serviço unificado. SEGP do Senado lança Central do Servidor, no bloco 17 (prédio do SIS), para centralizar atendimentos do Seatus e Seaben em um único local. Funcionamento acontece das 9h às 18h de segunda a sexta.

• Entre 18 e 21 de outubro serão realizados cortes de cabelo solidários: campanha de corte de cabelos a serem doados para a Rede Feminina de Combate ao Câncer e ao Hospital da Criança, com o apoio de salões parceiros.

• SIS oferece ajuda de custo para titulares que precisam contratar cuidadores para entes queridos. Valores podem variar de R$ 46 a até R$ 210 para turnos de 12 e 24 horas. https://bit.ly/AuxilioCuidador.

• Vagas abertas. Escolas da rede pública do DF iniciam período de matrículas a partir desta terça-feira (4). Mais informações no site da Secretaria de Educação. https://bit.ly/EscolasPublicas

Com informações da Agência Câmara e da Agência Senado.

Compartilhe:

Veja também: