Palestra com filiado ao Sindilegis retrata papel dos administradores do setor público

Desafios para os entraves burocráticos da administração pública são debatidos entre profissionais e estudantes

Na manhã desta quinta-feira (21), o auditório do Correio Braziliense foi palco do encontro “Administradores ocupando seu espaço”, uma palestra com debate promovido pelo Conselho Regional de Administração (CRA-DF) em parceria com o Sindilegis, que contou com a presença de profissionais da área, entidades e estudantes. Ambas as entidades estão afinadas com relação às melhorias na prestação de serviço à população e ao fortalecimento da carreira.

O filiado do Sindilegis, analista legislativo da Câmara dos Deputados, mestre em administração e coordenador dos cursos de pós-graduação do Centro de Formação da Câmara (CEFOR), José Raymundo Ribeiro Campos Filho, discursou sobre o tema “O papel dos administradores e gestores na administração pública”.

Durante a apresentação, o palestrante desmistificou os processos burocráticos no ambiente público. Segundo ele, esta perspectiva cultural da sociedade sempre está associada a desperdícios e entraves. “Porém o gestor e o administrador público são atores importantes na definição de políticas públicas e não somente simples executores”, afirmou.

A ex-presidente do Conselho Regional de Administração do Distrito Federal, Maria do Rosário, lembrou da importância das entidades para o fortalecimento das carreiras. “Precisamos buscar espaços. Temos que construir uma massa de profissionais qualificados, com suas vertentes e diversidades que congregam múltiplas funções. E políticas públicas são construídas por administradores e gestores competentes”, completou.

O representante do Rotary Internacional e apresentador do encontro, Ataíde Barretto, também enfatizou o trabalho conjunto entre as associações que possuem os mesmos objetivos.  “O Sindilegis é um parceiro nos trabalhos de desenvolvimento da nossa categoria. Atualmente é uma entidade com muitos filiados e abraçou nossa proposta de fazermos um grande esforço na valorização dos espaços para o administrador”, disse.