Pensar Brasil 2025 vai reunir especialistas para debater orçamento e caminhos para a justiça social

A 3ª edição do Pensar Brasil será um espaço estratégico de reflexão e diálogo sobre como o orçamento público e as políticas de desenvolvimento podem ser instrumentos concretos para a redução das desigualdades e a promoção da justiça social no país. Com o tema “Orçamento e Desenvolvimento: Caminhos para a Justiça Social”, o evento reunirá especialistas, autoridades e representantes de diferentes esferas do poder público e da sociedade civil no dia 6 de novembro, em Brasília.

A abertura será conduzida pelo presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), ministro Vital do Rêgo, que trará a perspectiva de quem conhece a fundo a importância do controle e da boa aplicação dos recursos públicos. A partir dessa visão, o Pensar Brasil pretende aprofundar um debate essencial: como transformar o orçamento em ferramenta de mudança estrutural e de construção de um Estado mais inclusivo e eficiente.

A programação contará com economistas, juristas, parlamentares e formuladores de políticas públicas com trajetórias marcadas pelo compromisso com o desenvolvimento nacional. Entre eles está Marilane Teixeira, economista com doutorado e pós-doutorado pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), referência em estudos sobre mercado de trabalho, desigualdade e políticas públicas. Sua contribuição será fundamental para discutir os impactos sociais das decisões econômicas e orçamentárias e apontar caminhos para um crescimento que distribua renda e oportunidades.

Também confirmado no evento, o deputado federal Rubens Pereira Júnior (PT-MA), advogado e mestre em Direito Constitucional, traz a perspectiva do Legislativo sobre o papel do orçamento na formulação de políticas sociais e no fortalecimento da democracia. Sua atuação parlamentar e experiência na elaboração de leis que tratam de justiça fiscal e desenvolvimento econômico enriquecem o debate sobre o papel do Estado no enfrentamento das desigualdades.

Ao reunir vozes diversas e qualificadas, o Pensar Brasil reafirma sua proposta de ser um fórum de excelência para discutir soluções concretas aos desafios estruturais do país. Mais do que um espaço de troca de ideias, o evento propõe-se a pensar políticas públicas que tornem o orçamento um instrumento ativo de transformação social e uma alavanca para a construção de um Brasil mais justo, inclusivo e sustentável.

As inscrições já estão abertas e o evento acontecerá no Auditório Pereira Lira, no Tribunal de Contas da União (TCU), em Brasília. Acesse pensarbrasil.com.br e inscreva-se!

Compartilhe:

Veja também: