Pensar o trabalho, o trabalhador e o empresário

Congresso PENSAR BRASIL convoca trabalhador brasileiro para o debate político

Com a intenção de incluir o trabalhador no centro das discussões políticas atuais, começou na manhã desta quinta-feira (12) o evento PENSAR BRASIL – Diálogo sobre trabalho, desenvolvimento e futuro. O PENSAR BRASIL é um conjunto de debates e palestras que vai proporcionar até sexta-feira (13) um diálogo aprofundado sobre as relações trabalhistas, o crescimento econômico e os desafios que o país enfrenta e enfrentará para crescer. A série de debates acontece no Museu do Amanhã, zona portuária do Rio, e tem transmissão online no site www.pensarbrasil.com.br/.

“Esse evento é resultado de uma união para construir soluções para o nosso país”, comentou Alison Souza, presidente do Sindicato dos Servidores do Poder Legislativo Federal e do Tribunal de Contas da União (Sindilegis), que participou da abertura junto a Costa Neto, coordenador-geral do Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário e do MPU no DF (Sindjus/DF). “Temos que unir e defender de forma intransigente o trabalhador, mas sem nos esquecer do setor produtivo. Acreditamos no povo brasileiro, no trabalhador e nas empresas”, defendeu Souza, concluindo: “Precisamos de um Estado bem governado.”

Costa Neto também comentou a junção de diversos atores em prol do desenvolvimento: “Este congresso é uma somatória de esforços de entidades que pensam o futuro para debater o Estado brasileiro, e acenar para um futuro promissor com diminuição das desigualdades”. Para Souza, “a eleição para a presidência é o maior ato cívico”, principalmente pelo poder que está nas mãos do próximo mandatário, de indicar ministros do STF e do TST. Mas, ele reforça, não se pode esquecer das legislativas: “Observamos com aflição a saída dos trabalhadores do foco da política. Temos que recuperar esse espaço sem ataque e conflitos, porque disso já temos muito. Temos que ter diálogo e calma para sentar à mesa.”

O PENSAR BRASIL tem entre seus palestrantes os pré-candidatos à Presidência da República André Janones (Avante), Pablo Marçal (Pros) e Santos Cruz (Podemos), além de nomes com larga experiência quando o assunto é o mercado de trabalho e áreas correlatas. O evento foi criado pelo Sindicato dos Servidores do Poder Legislativo Federal e do Tribunal de Contas da União (Sindilegis), pelo Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário e do MPU no DF (Sindjus), pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Rio de Janeiro (Fecomércio-RJ) e pela Federação dos Comerciários do Estado de São Paulo (Fecomerciários-SP).