Pioneiro na área de tecnologia no Legislativo, Prodasen celebra 50 anos de história

O Sindilegis participou, na tarde da última sexta-feira (17), de sessão solene em celebração aos 50 anos da Secretaria de Tecnologia da Informação do Senado (Prodasen). O evento foi presidido pelo senador Izalci Lucas (PSDB-DF), que apresentou requerimento para que a homenagem fosse rendida. “No Prodasen, temos não só a história do Parlamento, mas a história do nosso tempo como povo e nação. Viva o Prodasen”, aclamou.

O atual diretor do Prodasen, Alessandro Albuquerque, se emocionou ao relembrar o trabalho desempenhado pelo órgão nos últimos anos, principalmente durante a pandemia de Covid-19: em oito dias, o Prodasen desenvolveu o Sistema de Deliberação Remota (SDR), que fez o Senado se tornar a primeira casa legislativa no mundo a realizar uma sessão deliberativa remota. “O que me orgulha não foi o que foi feito, mas quem o fez: temos um serviço público de ponta. Fazer parte desse time é um fator motivacional muito importante como foi feito. Temos entrega, dedicação, comprometimento”.

Outros sistemas, como o Interlegis, o LexML e o e-Cidadania, também foram desenvolvidos pela Secretaria. O diretor de educação e cultura do Sindilegis, Pedro Mascarenhas, que é servidor do Prodasen, falou sobre o alto nível técnico dos servidores do órgão. O presidente do Sindicato, Alison Souza, também marcou presença na sessão solene. “Essa homenagem é, mais do que tudo, o reconhecimento do trabalho de tantos homens e mulheres que transformaram o Prodasen no que é hoje. Para nós, do Sindicato, é uma honra representar esses servidores”, afirmou Alison.

O diretor-executivo de Gestão do Senado, Márcio Tancredi, representou a diretora-geral do Senado, Ilana Trombka, e afirmou que a história do Senado e do Prodasen, por vezes, se mistura. Ele fez questão de ressaltar a importância dos servidores para o funcionamento do processo legislativo: “Toda a tecnologia é importante, mas as pessoas é que merecem as homenagens. As pessoas é que constroem os relacionamentos e atendem os clientes”.

O secretário-geral adjunto da Mesa do Senado, José Roberto Leite de Matos, também enalteceu o engajamento do atual corpo funcional do Prodasen na busca por melhores soluções às demandas legislativas. Para ele, a homenagem pelos 50 anos do Prodasen “é justíssima” e os aplicativos produzidos por essa secretaria “merecem destaque, mas as pessoas são mais importantes”.

Outra presença importante foi do ex-diretor Eduardo Jorge, que participou a distância da cerimônia, mas deu seu depoimento pelos anos de serviços prestados. “O Prodasen foi fruto de um sonho. Naquele tempo, um pequeno grupo de servidores da casa contou com a visão e audácia de senadores para promover um radical processo de modernização. Hoje, vemos a conquista histórica dessa instituição, com a modernização das rotinas do processo legislativo”.

Diversas homenagens foram prestadas durante a sessão solene. Uma delas foi a exibição de um vídeo institucional, contando a história do Prodasen. A contadora de histórias Nyedja Gennari também relatou os principais fatos do desenvolvimento ao longo dos anos. Também aconteceu, durante a sessão, o lançamento de um livro comemorativo, com depoimentos de servidores e com as principais contribuições do Prodasen ao Senado.