Polícia Legislativa realiza 1º simulacro no Anexo I da Câmara dos Deputados

Era para ser um dia comum de trabalho, se não fossem o barulho das sirenes e a movimentação de policiais e bombeiros. Para a segurança de todos que atuam no Anexo I da Câmara dos Deputados, a Polícia Legislativa realizou, na última quinta-feira (4), o 1º simulacro da história da Casa neste prédio. A prevenção e o combate contra possíveis incêndios e outros desastres no interior da casa fazem parte das atribuições da Polícia e, atualmente, há um projeto da Diretoria-Geral para que o treinamento seja implantando em todos os anexos.

Este é o terceiro simulacro realizado nas instalações da Câmara. A Biblioteca no edifício sede e a Taquigrafia já receberam o treinamento e o próximo acontecerá no Anexo IV. De acordo com a diretoria da Polícia Legislativa, aproximadamente 1400 servidores trabalham nos 28 andares do Anexo I e é necessária uma ação rápida e eficiente para a evacuação do prédio.

Para o diretor da Polícia Legislativa, Paulo Marques da Paixão, o treinamento é necessário também pela estrutura do edifício. “Temos dificuldades porque a maioria dos prédios públicos em Brasília, quando foram construídos, não tinham o cuidado com a segurança como temos hoje. Para evitarmos um dano ainda maior, a solução de imediato é treinar a população e os policiais já estão capacitados para tais ações”, comentou.

A iniciativa visa capacitar toda a população de servidores da Câmara para que, em uma situação real, as falhas e as perdas sejam as mínimas possíveis. Em 2014, a brigada particular foi estabelecida com 35 brigadistas, 32 bombeiros civis, dois chefes de brigada e um supervisor. Além disso, entre 400 e 450 servidores foram treinados para a brigada voluntária, em uma capacitação de oito horas para auxiliar nas situações de risco.

Ação – os agentes da Polícia Legislativa, junto com os brigadistas voluntários formaram filas durante o treinamento para a evacuação do prédio de forma segura. Além disso, três viaturas de polícia e duas ambulâncias estavam no local, além de um helicóptero para uma simulação de resgate, com um servidor preso em uma sala que estaria pegando fogo. O trânsito também foi interrompido para uma ação mais rápida e eficaz.