Policiais Legislativos Federais tomam posse na Câmara dos Deputados

Cerimônia lotou auditório com familiares e parentes dos nomeados

Tomaram posse nesta quinta-feira (17), 67 aprovados no último concurso para Técnico Legislativo da Câmara dos Deputados, no cargo de Policial Legislativo Federal. O evento aconteceu no auditório Nereu Ramos e contou com a presença maciça de familiares, amigos e parentes.

O secretário-geral da Mesa Diretora, deputado Márcio Bittar, lembrou a grandiosidade e responsabilidade dos policiais para a manutenção da ordem da Casa. “As pessoas precisam compreender que esta Câmara é uma cidade, maior que muitas no Brasil. Temos 10 mil pessoas aqui dentro e podemos chegar a 25 mil pessoas neste ambiente em apenas um dia. O Departamento de Polícia possui servidores treinados, que se portam muito bem. E depois das invasões do último ano, a Câmara percebeu a necessidade de um efetivo maior de policiais”, afirmou.

Em seu pronunciamento, o diretor do DEPOL, Paulo Marques, deixou clara a importância dos policiais para a Câmara. Segundo ele, a Casa tem dado apoio irrestrito e aparato específico para o exercício das funções. Ele também reforçou a qualificação dos novos servidores. “Somos uma polícia comprometida com o cidadão e com esta instituição.”Nosso papel é manter a ordem, mediar os conflitos e fazer a interface entre os grupos sociais e a classe política desta Casa”, disse.

As manifestações ocorridas no ano passado também reforçaram o papel dos policias. O diretor-geral da Câmara dos Deputados, Sérgio Sampaio Corrêa, reforçou o aumento dos novos servidores. “É um momento especial quando esta Casa se renova com o ingresso de novos servidores públicos. Isto garante que estejamos blindados com novos olhares. Vocês se lembram dos fatos ocorridos recentemente. Nossos policiais preservaram com pulsos firmes aqueles que tentaram depredar nosso patrimônio, mas ao mesmo tempo garantiu o direito da manifestação legítima”, concluiu.

Reunião discutiu o ingresso de policiais legislativos da Câmara

O presidente do Sindilegis, Nilton Paixão, recebeu no dia 11 de setembro, uma comitiva de aprovados em cadastro de reserva do último concurso para Policial Legislativo Federal da Câmara dos Deputados. Eles discutiram a respeito da nomeação de 67 aprovados, para um universo de 218 aprovados.

O grupo discutiu o ingresso dos excedentes e sobre o regime previdenciário que afeta os novos policiais. Durante o encontro, o presidente ressaltou que a entidade fará o possível para buscar o apoio necessário no ingresso de todo o cadastro de reserva dos policias legislativos da Câmara. “De antemão quero dizer que não vamos lutar apenas pelos direitos dos 150 ainda na espera. Lutamos para todos os 218 aprovados neste concurso”, disse.

O coordenador setorial jurídico do Sindicato na Câmara, Suprecílio Barros, também participou da reunião e reafirmou o compromisso da entidade. “O Sindilegis irá lutar para que os excedentes sejam chamados durante o prazo de validade do concurso. A melhor forma de se investir em eficiência e moralidade no serviço público é exatamente acreditando na porta estreita do concurso público”, afirmou.