Suplente da diretoria executiva do Sindilegis, Astrogildo Franco participou, no início deste mês, do Fórum Internacional de Acadêmicos, realizado entre 7 e 12 de junho em Roma e Florença, na Itália. O evento foi promovido pela Academia Brasileira de Cerimonial e Protocolo – ABCP, em conjunto com a Academia Internacional de Ceremonial y Protocolo – AICP, e a Academia Argentina de Ceremonial – AAC, e contou com a participação de estudiosos da matéria, entre os quais embaixadores, diplomatas, acadêmicos, cerimonialistas e outros convidados do Brasil, da Argentina, do Paraguai, de Angola, de Cabo Verde e da própria anfitriã, a Itália.
Em Roma, o encontro teve lugar na Embaixada do Brasil, sediada desde 1920 no Palazzo Pamphilj, de arquitetura barroca, inaugurado em 1650 e localizado na Praça Navona, com destaque para a palestra “O Cerimonial na Itália”, por Leonardo Gambo, ex-presidente da Associazione Nacionale Cerimonialisti Enti Pubblici – ANCEP. Já em Florença, realizou-se o Encontro Institucional com Cerimonialistas da Città Metropolitana, no Palácio renascentista Medici Riccardi, de 1460.
As atividades do fórum culminaram na Praça São Pedro, na audiência com o Papa Francisco, bispo de Roma, pontífice da Igreja Católica e chefe de Estado da Cidade do Vaticano.
Contribuição para o Cerimonial Brasileiro
Na oportunidade, a presidente da ABCP, Yvone Almeida, acompanhada da presidente da AICP, Eliane Ubillús, entregou um projeto de reformulação do Decreto nº 70.274/1972 ao Embaixador Renato Mosca, membro das duas entidades, bem como da AAC, o qual prontamente o fez chegar, no dia 14 de junho, às mãos do Presidente da República Lula da Silva, em Puglia, Itália, durante a Reunião do G7.
A revisão do conhecido Decreto das Precedências, cinquentenário e dissonante da realidade político-organizacional atual do Brasil, é imprescindível, vez que se trata de normativo ainda vigente, que norteia não somente o trabalho dos cerimonialistas públicos governamentais, mas também serve de referência para profissionais de outras vertentes do Cerimonial. Para esse mister, foi constituída pela ABCP uma comissão para empreender tal proposta de revisão do Decreto, com participação de vários acadêmicos e outros profissionais cerimonialistas, membros do Comitê Nacional de Cerimonial e Protocolo – CNCP Brasil.
Astrogildo Franco é membro da Academia Brasileira de Cerimonial e Protocolo (ABCP), cadeira Ruy Barbosa, e membro correspondente da Academia Argentina de Ceremonial (AAC), com pós-graduação em Cerimonial, Protocolo, Etiqueta e Eventos Institucionais, pela Uninove-SP, e autor do livro Protocolo e a questão da Precedência dos Ministros do TCU.