Presidente do Sindilegis defende aproximação entre sindicatos e população durante congresso com servidores

Alison Souza abordou papel do movimento sindical diante do Estado brasileiro

O papel dos sindicatos frente ao novo modelo de Estado. Essa foi a tônica de debate, na tarde dessa terça-feira (25), durante o Congresso Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários (Conaffa), no Rio de Janeiro. O presidente do Sindilegis, Alison Souza, foi um dos expositores do painel e abordou questões como os desafios e o futuro do sindicalismo.

Representando os servidores da Câmara dos Deputados, do Senado Federal e do TCU, Souza salientou que o movimento sindical, como um todo, está vivendo um momento de muita dificuldade, sobretudo os servidores públicos. Para ele, é essencial sair da bolha dos sindicatos e estabelecer uma conexão com a população tendo em vista que o servidor público ainda é mal visto. “Temos que conviver e se conectar com outros organismos da sociedade. Nós temos que nos reinventar, nos aproximar da população brasileira e passar a tê-la ao nosso lado”, afirmou. “Se nós, sindicatos, não compreendermos que precisamos atuar de forma abrangente, agir juntos, estamos fadados ao fim. A única salvação é nos engajar nessa luta e ir para cima, para que a gente consiga ter resultado no médio prazo”, completou.

O encontro foi conduzido pelo presidente do ANFFA Sindical, Janus Pablo Fonseca de Macedo. “É muito importante ouvir outras experiências, conhecer a realidade das entidades representativas de servidores de outros poderes, mas com dificuldades semelhantes, para traçar estratégias para o fortalecimento das nossas carreiras”, afirmou Janus Pablo.

Participaram também do painel o presidente do Fonacate, Rudinei Marques, o coordenador-geral do Sindjus-DF, Costa Neto, e o presidente do Sinprofaz, Achilles Linhares de Campos Frias. Para assistir ao painel clique aqui.