Prodasen celebra 50 anos de história e trajetória é lembrada com orgulho

Nos tempos atuais, as palavras da moda são tecnologia e inovação. Mas elas não são tão atuais assim para a Secretaria de Tecnologia da Informação do Senado Federal (Prodasen). Afinal, desde 1972, o órgão desenvolve e implementa serviços, soluções e infraestrutura de tecnologia da informação e propõe inovações nos processos de apoio e finalísticos da Casa Legislativa. Neste ano, o Prodasen celebra o 50° aniversário e, há meia década, tecnologia e inovação são as palavras de ordem nos corredores da Secretaria.

Para celebrar essa data especial, na manhã desta quinta-feira (10), os servidores da Secretaria se reuniram no pátio interno do Prodasen para uma cerimônia de comemoração, que teve apresentação do Coral do Senado e a presença do senador Izalci Lucas, da diretora-geral do Senado, Ilana Trombka, e dos diretores do Sindilegis Pedro Eneas e Eduardo Lopes. O clima de descontração, e a alegria em cada encontro, confirmou o que é opinião consonante entre os servidores que já passaram pela Secretaria, a de que é realmente especial servir ao Prodasen.

Servidor do Senado Federal, que por 30 anos atuou no Prodasen, o diretor de Educação e Cultura do Sindilegis, Pedro Eneas, parabenizou o Prodasen pelo serviço prestado ao longo dos últimos 50 anos e destacou que o Sindilegis defende maior investimentos em tecnologia por sua natureza estratégica. “A tecnologia, quando colocada a serviço da otimização da força de trabalho do servidor, é revolucionária. Ela está cada vez mais presente em nossas vidas, então é praticamente impossível estar alheio à relevância do Prodasen para o gerenciamento de todas as esferas do Senado”. E completou falando da parceria entre Prodasen e Sindilegis: “É fundamental para estreitar a relação entre sindicato e servidor, fortalecendo a presença do Sindilegis como representante dos servidores do Legislativo”.

Em seu discurso, o diretor do Prodasen, Alessandro Albuquerque, parabenizou o órgão pelos 50 anos e disse que é preciso manter os olhos voltados para o futuro. “Hoje, neste dia especial, olhamos para tudo o que fizemos, orgulhosos, mas é preciso manter os olhos voltados para o futuro, para qual será o uso da tecnologia daqui há alguns anos. Não sabemos como estará a sociedade no futuro, mas, certamente, teremos um cidadão cada vez mais perto do Legislativo, e um processo legislativo cada vez mais inovador, por meio das tecnologias da informação e do trabalho que realizamos”, afirmou.

A comemoração de 50 anos foi como deveria, com muita alegria. A diretora-geral do Senado Federal traduziu bem o momento. “Ao chegar aos 50 anos, tenho certeza que o Prodasen olha para trás e tem orgulho do que construiu. Reconhece os desafios, mas percebe que superou as crises e chegou até aqui. Muito mais anos de vida ao Prodasen”, desejou.