Programa de Qualidade de Vida do Senado promove palestra sobre sexismo e gênero

Na manhã desta segunda-feira (21), a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado Federal realizou audiência pública sobre sexismo e gênero nas relações interpessoais com a professora da Universidade de Brasília (UnB) Valeska Zanello e com patrocínio do Sindilegis. Na pauta foram discutidas questões sobre conceitos de gênero, papel das mulheres no sistema capitalista e equidade de sexo.

Com vasto conhecimento sobre o tema, a professora adjunta do Departamento de Psicologia Clínica da UnB e também orientadora de pós-graduação stricto sensu em Psicologia Clínica e Cultura deixa claro que o feminismo possui um papel importante para homens e mulheres. “A palavra feminista virou xingamento nos últimos anos, mas espero que todos saiam daqui feministas, que são aquelas pessoas que acreditam que homens e mulheres tenham, não direitos iguais, mas equidade”, afirma.

A palestra foi surpreendente. Com estratégia de provocar reações nos participantes, a professora utilizou de teorias de estudiosos e exemplos práticos para definição sobre o tema –  baseando na sua formação como psicóloga – para vasculhar e instigar a mente das pessoas que se encontravam no auditório.

Segundo o vice-presidente do Sindilegis para o Senado Federal, Petrus Elesbão, o debate causou reflexões sobre o tema. “Esta palestra nos deixa, homens, com certo ar de culpa, pois nascemos e vivemos em uma sociedade com conceitos e valores de gênero bem distintos, onde o homem é colocado no pedestal. Acredito que estamos evoluindo e passando por um processo de mudança. No entanto é importante revermos nossos conceitos e trabalhar para que a equidade seja um ponto comum entre homens e mulheres”, afirmou.

Ao final do encontro, Valeska agradeceu a oportunidade da palestra e do apoio do Sindicato para sua realização. “Gostaria de agradecer a todos pela possibilidade de estar aqui e principalmente de compartilhar minha experiência sobre gênero para um programa que está priorizando a qualidade de vida de todos do Senado. Parabéns pelo projeto”, concluiu.

A professora possui diversos trabalhos sobre sexismo e gênero, além de estudos comportamentais entre mulheres e homens. Para conhecer, basta acessar sua página na internet através do link http://saudementalegenero.wordpress.com