Serão disponibilizados postos para coleta de lixo eletrônico em diversos locais. O material será entregue às cooperativas de catadores
O Brasil produz hoje cerca de 1 milhão de toneladas de lixo eletrônico por ano, de acordo com dados da Associação Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI). Mas nem sempre estes resíduos são destinados corretamente, de forma a não prejudicar o meio ambiente. Buscando encontrar uma solução para este problema, o Sindilegis está apoiando o projeto “Descarte Legal”.
A iniciativa é do Instituto GEA e consiste em receber o lixo eletrônico, como computadores, celulares, impressoras, entre outros, e realizar a destinação adequada por meio da reciclagem. Em Brasília, as cooperativas Vida Nova e CRV – Central de Reciclagem do Varjão – foram treinadas e serão responsáveis pelo recebimento dos resíduos e tratamento deles de forma segura.
Em Brasília, um dos representantes do Projeto Descarte Legal é o relações públicas Francisco Luz, que está viabilizando as parcerias para a implantação da atual fase do projeto e desenvolvendo os estudos para levar uma alternativa de coleta de resíduos eletrônicos para todo o Distrito Federal.
Em apoio ao projeto, serão distribuídos pontos de coletas de lixo eletrônico, nos dias 30 e 31 de outubro (conforme programação abaixo), nos postos de atendimento do Sindilegis, na Assefe, e em alguns condomínios do Distrito Federal.
O objetivo do projeto é garantir um menor impacto desses materiais no meio ambiente, além de gerar renda para os catadores, uma vez que, quando tratados de forma adequada, o valor de venda desses produtos aumenta em 900%.
“Acreditamos que desta maneira poderemos contribuir com o meio ambiente e, ao mesmo tempo, garantir que equipamentos sem uso cheguem às mãos de quem realmente pode dar uma destinação correta a eles”, ressaltou o vice-presidente do Sindilegis para o Senado, Petrus Elesbão.
O Instituto GEA desenvolve o Projeto Descarte Legal em três capitais: São Paulo, Salvador e Distrito Federal. Até o fim deste ano, o instituto prevê criar 60 pontos de coleta. Para isso, conta com o envolvimento de empresas e instituições para instalação de postos de coleta em locais de grande circulação de pessoas.
As cooperativas selecionadas para o projeto passaram por um treinamento, para que os cooperados possam desmontar, em condições seguras, os resíduos eletrônicos.
Pontos de Coleta
Nos pontos de coleta do programa “Descarte Legal” haverá um contêiner totalmente adesivado com as informações do projeto para recebimento dos materiais. Semanalmente membros da equipe do Instituto GEA verificarão o preenchimento da caixa coletora a fim de agendar a retirada dos resíduos.
Empresas e todo tipo de instituições públicas e privadas podem participar do projeto, por meio da instalação de caixas coletoras ou por doação de resíduos eletrônicos institucionais para as cooperativas. Para mais informações, entre em contato pelo e-mail [email protected] ou pelos telefones (11) 3058-1088/(11) 99310-5510.
Confira a programação de instalação das caixas coletoras:
30 DE OUTUBRO
15h20 – Condomínio do Bloco M da SQN 415
SQN 415 – BLOCO M – Asa Norte – Brasília – DF – CEP 70.878-130
Síndica: Sra. Cecília Soares Pinheiro
17h00 – ASSEFE – Associação dos Servidores do Senado Federal
Setor de Clubes Esportivos Sul – Trecho 01 – Lote 07 (próximo à ponte)
Presidente: Sr. Petrus Elesbão Lima da Silva
Contato – Sr. Ademir
Telefone – 3443-8996
31 DE OUTUBRO
15h20 – SINDILEGIS – CAS – SGAS 609/610 – Conjunto C – Módulo 70 – Asa Sul – L2
Representante: Vice-Presidente: Sr. Petrus Elesbão da Silva
Telefone sede administrativa – 3214-7300
Telefones no local de instalação da caixa coletora – 3214-7337 (Ricardo) e 3214-7344 (Marcos)
17h00 – Condomínio AMOBB
Rodovia 01 – Avenida do Sol – Km 7,5 – Jardim Botânico
Representante: Síndica – Sra. Ana Lourdes de Castro Miranda
Contato: Sr. Raul
Telefone da Administração: 3964-8808
Associação AMOBB
Presidente: Sr. Gustavo de Faria Barros
Telefones: 3964-8808