Qualidade de vida é tema de palestra em comemoração ao Mês do Servidor e emociona participantes

Evento foi organizado em parceria por Senado, Câmara e TCU, com apoio do Sindilegis

Aumento da expectativa de vida, dilemas da terceira idade e estratégias para a preservação da saúde física e mental. Esses foram alguns dos temas abordados por José J. Camargo nesta sexta-feira (14) durante palestra para servidores do Legislativo Federal e do Tribunal de Contas da União. O evento, que contou com o apoio do Sindilegis, foi promovido em parceria por Senado Federal, Câmara dos Deputados e TCU. A palestra foi realizada no Instituto Serzedello Corrêa/TCU em homenagem ao Dia do Servidor Público, que é comemorado em 28 de outubro.

“De cada três pessoas nascidas nesta década, duas deverão chegar aos 100 anos. A primeira questão é: isso vai valer a pena?”, questionou J.J. Camargo ao dar início à palestra. Em uma conversa descontraída, envolvente e cheia de referências poéticas, Camargo trouxe diversos relatos da sua vivência como médico e o contato com os pacientes. Conhecido como “médico que gosta de gente”, ele apresentou alguns conceitos de felicidade.  “Um dos elementos para a felicidade é a reciprocidade do afeto. Quem tem amor pra dar e recebe amor tem tudo”, disse. “O prazer no trabalho e fazer a si mesmo feliz também são princípios básicos”, completou Camargo, que é diretor de cirurgia torácica da Santa Casa de Porto Alegre e pioneiro em transplante de pulmão da América Latina, além de escritor e colunista.

Dezenas de servidores acompanharam a palestra presencialmente e mais de 600 pessoas assistiram à palestra pelo canal do TCU no YouTube.  O segredo para a qualidade de vida foi um dos pontos centrais da exposição. O doutor J.J. Camargo resume: “Adotar extremos para a qualidade de vida é muito prejudicial. O meio-termo para a saúde física e mental é o melhor caminho”, afirmou à plateia. Assista aqui.

Servidores das três Casas marcaram presença na palestra

O encontro contou com a participação da diretora-geral do Senado, Ilana Trombka, do diretor-geral da Câmara, Celso de Barros Correia Neto, e da secretária-geral adjunta de Administração do TCU, Fabiana Ruas. O presidente do Sindilegis, Alison Souza parabenizou as Casas por promoverem o evento. Para ele, “a iniciativa demonstra atenção com a valorização dos servidores das instituições”. Os diretores do Sindicato Eduardo Lopes, Fátima Mosqueira, Magda Helena Tavares e Pedro Enéas Mascarenhas também prestigiaram o evento.