O primeiro Quiz em Auditoria, realizado pelo Tribunal de Contas da União e patrocinado pelo Sindilegis, reuniu 475 servidores da sede e dos Estados. O motivo foi a competição, que exigiu dos participantes conhecimentos éticos, princípios de auditoria, auditoria operacional e auditoria de conformidade.ÌâåÊ
O Quiz foi divido em duas etapas: a primeira delas foi realizada entre agosto e outubro deste ano e os servidores tiveram que responder a três questionários. Para a segunda etapa, foram classificados 112 auditores. A fase final da competição foi realizada nesta segunda-feira (30), na sede do TCU, em Brasília/DF, com a participação dos servidores das Secex por videoconferência.
O grande vencedor dos Estados foi o auditor da Secex-Santa Catarin Fábio Mafra. Na capital, quem fez a melhor pontuação foi a servidora da Secex-ADIMIN Kellen Tenuta Ribeiro Coelho. Os dois obtiveram 93% de rendimento no Quiz, ou seja, fizeram 14 pontos de 15. Além da premiação individual, as seis unidades participantes também foram premiadas. A que se saiu melhor foi a Secex-Acre, ficando em primeiro lugar.
Para o presidente do TCU, Ministro Raimundo Carreiro, a competição é uma forma de entreter os servidores e, ao mesmo tempo, fazer com que eles estudem as normas de auditoria de maneira divertida e descontraída. A aderência dos servidores às normas internacionais de auditoria e também às normas internas do Tribunal é fundamental para que os trabalhos realizados se tornem perfeitos. Por isso, esse tipo de iniciativa é bastante interessante, pois ajuda na fixação dessas normas, constatou.
O diretor de Comunicação do Sindilegis, Eduardo Dodd, ressaltou a importância do apoio do Sindicato a iniciativas que contribuam para a capacitação dos servidores. Queremos fazer um sindicato moderno, atual e comprometido com a razão dos írgãos, neste caso, do TCU. Nossa intenção é ficar cada vez mais príximos da realidade dos servidores, com um sindicalismo consciente e voltado para as necessidades da população, que precisa de um serviço público de qualidade.
Além de contribuir para o crescimento profissional dos participantes e para que os trabalhos realizados pelo TCU sejam isentos e tecnicamente competentes, o Quiz também premiou os servidores. As seis unidades participantes receberam R$ 7.500 para dividir entre si. Já os primeiros colocados levaram para casa R$ 1.200.
Kellen Coelho, a primeira colocada da Sede do TCU, aprovou a competição: Além da interação com os colegas, pudemos relembrar as normas para responder às questões, o que é muito importante para nís, pois é uma forma de nos capacitarmos cada vez mais.
Confira abaixo os vencedores:
Estados
1º Fábio Mafra – Secex-SC
2º José Arimathea Valente Neto – Secex-RN
3º Eduardo Eberhardt do Nascimento – Secex-AC
4º Fábio Moreno de Andrade Almeida – Secex-PE
5º Vanessa Lopes de Lima – Secex-RN
6º Silvia Imai – Secex-SP
Sede
1º KellenTenuta Ribeiro Coelho – SecexADMIN
2º Vinicius Zacarias Madela – SecexADMIN
3º Victor Marcuz de Moraes – SEINFRAURB
4º Rafael Lúcio Esteves – SEINFRACOM
5º Tânia Lopes Pimenta Cioato – SELOG
6º Renato Lima Cavalcante – SEMAG
Unidades
1º Secex-AC
2º Secex-SC
3º Secex-MT