Rabino Nilton Bonder faz palestra sobre dimensões dos riscos em celebração ao Dia do Servidor

“Cabala e a arte de manutenção da carroça: lidando com a lama, o buraco, o revés e a escassez”. O título do livro do rabino Nilton Bonder pode parecer incompreensível em um primeiro momento, mas absolutamente cristalino após as explicações do autor. Na manhã de ontem, (22), Nilton realizou palestra virtual, com temática semelhante ao livro, em comemoração ao Dia do Servidor – celebrado em 28 de outubro. A iniciativa partiu da Câmara dos Deputados, do Senado Federal e do TCU, com o apoio do Sindilegis, para presentear os colaboradores das Casas.

Antes de iniciar a palestra, uniram-se ao rabino no encontro virtual o diretor-geral da Câmara dos Deputados, Sérgio Sampaio, a diretora-geral do Senado Federal, Ilana Trombka, o secretário-geral de administração do Tribunal de Contas da União, Luiz Henrique Pochyly, e o vice-presidente do Sindilegis, Alison Souza.

Em nome da diretoria do Sindicato, Souza mostrou-se honrado em participar do encontro. “Agradecemos a oportunidade de estarmos presente em um evento deste nível, com uma palestra tão rica e em um mês tão especial para todos nós, servidores”. Além disso, completou: “Espero que todos possam levar os ensinamentos do rabino Bonder para toda a vida.”

Com participação significativa dos internautas, a palestra de Bonder abordou o tema “A arte de manutenção da carroça: sistema e risco”. Nela, os participantes puderam compreender estratégias para lidar com problemas que desafiam qualquer empreendimento, além de entenderem melhor quais são os impactos que riscos impõem no dia a dia das pessoas. Bonder promoveu, em cerca de 40 minutos, uma reflexão sobre negócios, trabalho, administração de riscos e sobre a vida. Tudo isso cercando-se de anedotas de rabinos e carroças.

A palestra também focou em apresentar as dimensões do risco. A cada nova explicação, uma parábola era contada tendo como personagem principal a “carroça”, um instrumento de prospecção de novos negócios e oportunidades. O palestrante analisou as dimensões do risco sob quatro esferas: física, representada pela lama e que significa a vulnerabilidade. A esfera emocional, representada pelo buraco, que leva à incerteza. A intelectual, que é o revés e representa a complexidade e a necessidade de esforço sistêmico, e, por último, a escassez, que se dá no plano espiritual e representa a ambivalência, a sabedoria organizacional coletiva.

Em celebração ao Dia do Servidor e diante da discussão sobre “riscos” abordada pelo rabino, Ilana Trombka, afirmou que é essencial que os servidores aprendam a conviver e enfrentar os riscos que venham, porventura, a aparecer. “Nós somos servidores públicos e temos uma missão importante na sociedade, que é aprender a abraçar os riscos e a conviver com eles”. E completou: “Não podemos nos deixar intimidar pelos problemas que virão. A gestão de risco é uma função inerente ao servidor; é preciso saber como mitigar, conviver e aprender a incorporá-la no dia a dia da gestão pública”.

Ao final da palestra, Nilton Bonder aproveitou para agradecer pelo espaço e demonstrou total apoio e administração ao trabalho desempenhado pelos servidores públicos. “Os servidores são fundamentais para a vida de todos nós. É um lugar difícil de estar, porque é um lugar de gestão. Quando as coisas são bem feitas, tem-se o vento a favor, mas quando as coisas vão mal, é ótimo ter alguém a quem culpar, a quem responsabilizar. Vocês realizam uma gestão fundamental para a vida de todos nós, pois lidam diariamente, a nível nacional,  com os riscos da lama, dos buracos que vamos encontrando pelo caminho, dos reveses e da escassez. Que a gestão seja feita com o máximo possível de qualidade e que possam entender sempre quais os cuidados e as armadilhas específicas de cada uma dessa esferas”, disse.