Rede Governança Brasil celebra 2 anos com webinar e lançamento de portal oficial

Além do novo site https://rgb.org.br, a RGB promoveu debate sobre os desafios brasileiros com a governança nos setores público e privado

Emoções como gratidão e reconhecimento marcaram o webinar “Governança e os Desafios do Brasil: Perspectivas para o ente público e privado” da Rede Governança Brasil (RGB), realizado no mesmo dia em que a RGB celebra seus dois anos de fundação.

O evento, ainda que virtual, emanou calor humano capaz de aquecer a manhã de inverno desta quarta-feira (7), enquanto os painelistas avaliavam os resultados do trabalho produzido e o crescimento da organização desde 2019 e discutiam acerca da importância de boas práticas de governança.

A implementação da governança pública como mecanismo para melhoria da competitividade e desenvolvimento do país foi o ponto abordado pelo ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) e embaixador da RGB, Augusto Nardes. “Precisamos organizar para melhorar o Brasil em termos de competividade”, destacou.

O ministro do TCU, que encabeçou o movimento embrionário da RGB, já trabalhava com o intuito de disseminar as boas práticas de governança pelo Brasil, batendo de porta em porta nos órgãos públicos, governos e prefeituras e fazendo palestras para sensibilizar as autoridades. Apesar de toda a sua atuação e livros publicados sobre o tema, Nardes sentiu a necessidade de uma rede de contatos que apoiasse a causa junto com ele.

Atualmente, a RGB conta com mais de 400 voluntários e possui comitês em 22 estados brasileiros. Além disso, a associação está presente na Argentina, em Portugal e na Itália, além do brasil.

Jorge Gerdau, presidente do Conselho Superior do Movimento Brasil Competitivo, membro do Grupo de Controle da Gerdau, que também é um dos acionistas controladores da empresa, foi enfático ao afirmar que o grande desafio atual do Brasil é a governança: “Todos os processos, na Administração pública ou privada, que podem ser nas áreas de educação, saúde, logística, tudo passa, no fundo, pela eficiência de gestão. E o processo de gestão mais importante é a governança”.

Gerdau também frisou a importância de se estabelecer metas claras para o País, dentro de cada Ministério, com definição básica do quanto gastar em cada área e sobre as expectativas de crescimento. Um problema que emperra um crescimento estável, assegurou o empresário, é a baixa exigência de resultados no setor público. “Por que o setor privado tem governança e o Poder Público não? Sem governança, uma empresa morre. O governo parece que não tem medo de morrer”.

O presidente da Alagov e diretor de Benefícios do Sindilegis, Petrus Elesbão, expressou um sentimento que permeou a fala de todos os participantes, a gratidão. “Gostaria de um minuto para agradecer a oportunidade que me foi dada de compor a RGB. Agradeço a liderança do nosso estimado embaixador Augusto Nardes, que sonhou com este momento em que reuniríamos tanto potencial humano de qualidade para discutir boas práticas de governança. Muito obrigado aos nossos voluntários porque sem eles, não conseguiríamos manter a RGB em pé e funcionando”, refletiu.

Petrus Elesbão ainda avaliou o rápido crescimento da RGB em apenas dois anos de vida e suas expectativas para o futuro da Rede: “A Rede Governança, por sua relevância e pela capacidade de nossos voluntários, conseguiu crescer qualitativamente em tão pouco tempo. Hoje já temos mais de 17 mil seguidores no Instagram, mais de 3 mil conexões no Linkedin e mais de 9 mil visualizações em vídeos no YouTube. O Brasil precisa compreender que um dos mecanismos para alcançar o desenvolvimento pleno do país é a boa governança e que, por meio dela, conseguiremos mais equidade, mais justiça social e menos desigualdade e corrupção”, concluiu.

Para celebrar o aniversário da RGB, o evento também contou com o lançamento oficial do site www.rgb.org.br, um portal adequado aos novos desafios da organização.

A abertura contou com a presença do presidente da Associação Latino-Americana de Governança (Alagov), Petrus Elesbão; da advogada-geral da União Adjunta, mestre em direito e políticas públicas e coordenadora do Comitê de Anticorrupção e Compliance da RGB, Vládia Pompeu; do presidente do Conselho de Administração da RGB – Alagov, Luiz Antônio Peixoto Valle; e da mestre em administração pública e governo, também coordenadora do Comitê e Anticorrupção e Compliance, Mariana Montenegro.

Assista à gravação da transmissão, disponível pelo YouTube abaixo: