Representantes norte-americanos endossam ato democrático no Congresso Nacional

O ato realizado ontem (8), no Congresso Nacional, um mês após as invasões das sedes do três poderes, contou com o apoio, também, de autoridades e representantes estrangeiros, que se solidarizaram com os servidores e com os cidadãos brasileiros, após a democracia do país ser ameaçada. Por meio de vídeos enviados para serem exibidos durante o ato “O caminho inverso”, realizado no salão negro do Congresso Nacional, diversas autoridades internacionais demonstraram apoio aos brasileiros e ao Estado democrático de Direito.

Além da ex-servidora do congresso americano e membro do Capitol Strong, Marcis Harris, que esteve presencialmente no evento, mandaram suas homenagens por vídeo: o Secretário Geral das Organização dos Estados Americanos (OEA), Luis Almagro; Brian Baird e Jim Gerlach, ex-membros do Congresso dos EUA; e Mark Stooder, predidente da XCential Tecnologias Legislativas.

Brian e Jim Gerlach vieram de partidos diferentes, mas juntos, demonstraram pesar pelos ataques ao Congresso e se solidarizaram com os servidores. “meu nome é Brian Baird e eu sou um ex-membro do Congresso dos EUA. “Jim e eu viemos de partidos políticos diferentes, mas gostaríamos que vocês soubessem que nos solidarizamos absolutamente com o povo brasileiro. Nosso suporte e sentimentos estão com o membros do Congresso, com os servidores, com as polícias legislativas e todos aqueles que servem ao Governo e ao povo do Brasil”, disse Brian.

Veja o vídeo completo abaixo

Mark Stooder, presidente da XCential Tecnologias Legislativas, falou sobre o processo de superação dos estadunidenses, dois anos após os ataques ao Capitólio. “Aqui nos EUA, enquanto os prédios do nosso Congresso foram rapidamente reformados, estamos começando o nosso terceiro ano de investigações, análises, debates e processos daqueles que violaram a lei no ataque. Eu acredito que vocês vão seguir o mesmo caminho. Também tivemos dois anos para lidar com o trauma emocional do dia. Para muitos que estavam nos prédios do Congresso no dia 6 de janeiro, esse tem sido o maior desafio.”

Veja o vídeo completo abaixo

Secretário-Geral das Organização dos Estados Americanos (OEA), Luis Almagro também prestou solidariedade e falou sobre a necessidade de estarmos sempre alertas para que forças antidemocráticas não atuem”. Forças antidemocráticas atuam em nosso hemisfério e devemos estar alertas. Alertas às manifestações de ódio, de pensamentos contrários. Alertas à manifestações ultranacionalistas que se apropriam dos símbolos pátrios como se pertencessem apenas a eles. Alertas às campanhas de manipulação através de notícias falsas. Alertas e atuando para promover e defender as instituições democráticas. E a melhor forma de fazê-lo é a partir das próprias instituições, como hoje, desde o Congresso Nacional”.

Veja o vídeo completo abaixo

Compartilhe:

Veja também: