No dia 1° de junho, quinta-feira, acontecerá o Circuito Saúde 2023. O evento será no estacionamento e mezanino do espaço do servidor do Senado Federal, das 9h às 17h. O Circuto busca incentivar a adoção de práticas saudáveis e promover o bem-estar dos servidores e colaboradores. Por meio de atividades como yoga, meditação, palestras, orientação nutricional, exames médicos, vacinação, doação de sangue, feira de produtos naturais e muito mais, o evento proporcionará momentos de bem-estar e autocuidado.
Resultado de uma parceria entre a Diretoria-Geral e a Coordenação de Atenção à Saúde do Servidor (Coasas), o evento conta com o apoio do Sindilegis, que se preocupa genuinamente com o bem-estar dos servidores e filiados. Essa parceria garante a qualidade e a diversidade da programação do Circuito Saúde, oferecendo a todos que circulam pelo Senado Federal a oportunidade de cuidar da saúde de forma integral.
A coordenadora-geral de Saúde do SF, Daniele Calvano Mendes, falou sobre a aguardada edição do Circuito Saúde. Após interrupção do evento devido à pandemia, a retomada dessa iniciativa é motivo de alegria e grande expectativa. Daniele falou sobre a importância do evento após o período de isolamento social, os anseios dos servidores em relação à área da saúde e os objetivos da realização do Circuito, que incluem conscientização sobre hábitos saudáveis e cuidados preventivos.
Como é retomar o Circuito Saúde após esses anos?
É uma enorme satisfação para a Coordenação-Geral de Saúde participar, em parceria com a Diretoria-Geral do Senado, da retomada dessa iniciativa depois dos anos de pandemia. Estamos animados em oferecer à nossa comunidade um dia de atendimentos variados e de conscientização sobre a importância do acompanhamento e da prevenção em saúde.
Depois de uma pandemia, acredita que o Circuito Saúde é ainda mais necessário?
As medidas de isolamento e distanciamento, além do próprio receio diante do alcance e do poder de debilitação do coronavírus, levaram muitas pessoas a suspender consultas e exames periódicos. Passado esse período, é preciso retomar hábitos de acompanhamento e prevenção, atitudes de autocuidado que precisam estar presentes na vida de todos. Além disso, também precisamos priorizar a saúde mental.
Quais são os maiores anseios dos servidores da Casa em relação à área da saúde?
Os servidores do Senado são, de uma forma geral, atentos à saúde. Como na população em geral, as mulheres costumam ir mais ao médico do que os homens. Mesmo assim, nosso dia a dia corrido nos faz eventualmente até perder a conta de quando fizemos a última medição de pressão arterial ou de quando foi o último exame de colo de útero, por exemplo. O circuito é aquela festa da saúde, em que as pessoas param e pensam: “quando foi mesmo meu último check-up?”.
Quais objetivos pretendem alcançar com a realização desse evento?
O Circuito Saúde é uma ação de cuidado com a nossa comunidade, e não só pelos exames e serviços que serão oferecidos. Conscientizar também é cuidar, e nosso maior objetivo é sensibilizar todos os colaboradores ativos e também os servidores aposentados sobre a importância da adoção de hábitos saudáveis e do acompanhamento e da prevenção de doenças. O Senado quer lembrar o servidor de que ele estar bem no físico e, especialmente, na saúde mental, importa para nós. Queremos ver os nossos colegas bem.
Quais as expectativas para o evento?
Esperamos receber um bom número de colaboradores da ativa que estão em trabalho presencial, mas também convidamos os que estão em plano de gestão (trabalho remoto por metas). Recebemos vacinas do GDF, queremos atualizar os cartões dos servidores, fazer exames de bioimpedância, incentivar a doação de sangue, teremos massagens, conversas com psicólogos etc. A expectativa é a melhor possível. A coordenação de saúde está empenhada nisso.
Sente que os servidores se engajam e esperam um evento como esse?
Sim, claro! Os servidores do Senado recebem com alegria os food-trucks na área de alimentação. Tanto que existe uma faixa inteira de estacionamento para eles. A maioria das pessoas que almoçam no espaço tirarão um tempo para passear entre os estandes e fazer contato com as empresas e organizações que prestigiarão o Senado no dia 1º/6. O evento acontecerá o dia inteiro, então a rotatividade deve ser grande.