A tão aguardada notícia finalmente se tornou realidade: a Câmara dos Deputados acaba de anunciar a abertura dos editais para seu concurso público. A Diretoria-Geral da Câmara dos Deputados confirmou que os quatro editais do concurso foram enviados para publicação no Diário Oficial nesta terça-feira, 22 de agosto.
Essa etapa consolida um esforço conjunto para suprir a carência de servidores efetivos na Casa, uma situação que tem sido objeto de preocupação do Sindilegis, que atuou, junto a diretoria da Câmara, para que este concurso se tornasse uma realidade. O sindicato desempenhou um papel crucial na pressão por mais contratações e realização desse certame.
O concurso oferece oportunidades diversas e está dividido em quatro editais, contemplando uma variedade de cargos. As datas das provas também já estão definidas: 3 e 10 de dezembro. No primeiro dia, os candidatos enfrentarão as provas objetivas e a prova discursiva para o cargo de Analista Legislativo em diversas atribuições, incluindo contador, informática Legislativa, técnico em material e patrimônio, assistente social, enfermeiro, farmacêutico e médico. Além disso, terão provas para para a função de Analista Legislativo nas atribuições de Consultoria (Consultor Legislativo e Consultor de Orçamento e Fiscalização Financeira) farão as provas objetivas.
Já em 10 de dezembro, a segunda rodada de provas trará os desafios objetivos e discursivos para os concorrentes ao cargo de Analista Legislativo, na atribuição Técnica Legislativa, e as provas discursivas para os candidatos concorrendo ao cargo de Analista Legislativo com atribuição em Consultoria.
As provas serão realizadas em todas as capitais do país, e a banca responsável pelas provas é a FGV.