São Paulo dribla Paraná e conquista primeiro lugar no futebol na VIII Copa Sindilegis/TCU

CONFIRA AS FOTOS AQUI.

Muita bola na rede, dribles fantásticos, jogadas estratégicas e um novo campeão: a Secex/SP. É assim que as semifinais e a grande final da VIII Copa Sindilegis/TCU serão lembradas pelos servidores-atletas do Tribunal de Contas da União, realizada na manhã deste sábado (8), no campo do próprio Hotel Carimã, em Foz do Iguaçu/PR. Ao final, quatro times foram classificados para as semifinais: Paraná, Tocantins, São Paulo e Seleção TCU, representando o Distrito Federal, em jogos com dois tempos de 12 minutos cada e intervalo de 5 minutos.

As partidas – Paraná e Tocantins fizeram o primeiro jogo da semifinal. Os paranaenses balançaram a rede logo no primeiro minuto, com gol do convidado Ricardo Gomes. Com marcação cerrada do time do Paraná e time avançado em campo, Tocantins acabou levando o segundo gol, também de Ricardo. Ele ampliou ainda mais o placar, marcando o terceiro para o Paraná logo em seguida. No segundo tempo, Tocantins tentou alguns chutes, mas não conseguiu segurar o adversário, que acabou ampliando o placar para 4 a 0, com gol do servidor Cássio Vidal. De goleada, o Paraná garantiu a vaga para disputar a grande final.

Na outra semi, São Paulo e Distrito Federal assumiram o campo e deram início à partida que definiria o rival do Paraná pela medalha de ouro. Com menos de um minuto, o servidor e diretor esportivo do Sindilegis, Alison Sousa, abriu vantagem para o São Paulo. Com lances precisos, belas faltas e bolas na trave, o equilíbrio técnico imperou e a equipe do DF, que bateu a seleção do Itaipu na noite de ontem (7) por 3 a 1, correu atrás para garantir o empate. Porém, o São Paulo não abriu espaço e marcou mais um gol, que saiu dos pés do servidor Ivan, garantindo vaga para disputar a final. 

Para o presidente da ASTCU, Regis Machado, que integrou a equipe do DF, institucionalizar a Copa é o próximo passo para garantir que o evento aconteça sempre, e cada vez melhor. “Gostaria de parabenizar a todo mundo que veio e, principalmente, o pessoal da organização da Copa, que está o tempo todo correndo atrás para que tudo saia perfeito. Nós sabemos que o pessoal do TCU é muito competitivo, mas o mais importante aqui é esse momento de confraternização e revermos os colegas que estão em estados diferentes, e nunca temos a oportunidade de vê-los. A Copa tem que ser institucionalizada porque é, com certeza, o nosso maior trunfo”, observou.

Para disputar o terceiro lugar, o DF enfrentou em seguida a equipe do Tocantins. Com menos de cinco minutos, José Luiz Carvalho abriu o placar para o Tocantins e o DF aumentou a pressão, impedindo que a bola chegasse ao outro lado. No segundo tempo, Carvalho marcou mais um, mas o time do Distrito Federal se aproximou com um gol de falta, marcado pelo servidor Gerson. Com lances incríveis, a partida acabou dando a melhor para o Tocantins, que conquistou, por 2 a 1, a medalha de bronze. 

“Já é o meu quinto ano consecutivo na Copa Sindilegis, estou muito feliz de estar participando e pretendo jogar os próximos dez anos também! Apesar de não conquistarmos o primeiro lugar, o terceiro está excelente, e o espírito é esse mesmo, de muita união e harmonia”, apontou José Luiz.

Uma grande final – Em mais uma final eletrizante, o time do Paraná, que já tem na conta o tricampeonato da Copa Sindilegis/TCU e estava como favorita ao longo da competição, disputou com a equipe do São Paulo. Conhecidas pelas entradas perigosas, marcação sem chance para passe perfeitos e bolas arriscadas, as duas equipes fizeram um jogo duro e equilibrado, animado por uma torcida fiel e vibrante todo o tempo.

Sem espaço para chegar ao gol, o São Paulo apostou nas bolas longas e segurou o time paranaense no meio de campo. No segundo tempo, o servidor paranaense Cássio Vidal tomou cartão amarelo, após falta dura em cima de Alison Sousa. Com a iminência de uma disputa pela medalha de ouro nos pênaltis, a partida logo tomou novo rumo. Faltando apenas dois minutos para o fim, com a saída errada do goleiro do Paraná, veio a oportunidade do São Paulo garantir a vitória. Dos pés de Alison Sousa saiu o gol que assegurou a vitória e a medalha de ouro para a equipe paulista. Final 1 a 0.

Mal o juiz apitou e a torcida a favor do São Paulo invadiu o campo, comemorando o primeiro lugar no campeonato, uma surpresa para todos, uma vez que os paulistas sequer terminavam os torneios do Sindicato entre os primeiros colocados. O vice-presidente do Sindilegis para o Senado, Petrus Elesbão, fez a entrega das medalhas aos três primeiros colocados, que também arremataram troféus pelas colocações.

“Tenho certeza de que a Copa será ainda melhor nos próximos anos, porque sabemos do impacto e da importância que este evento tem para os servidores. Agora, é investirmos para que o pessoal da Câmara dos Deputados e do Senado Federal também possam confraternizar e competir”, afirmou Petrus. O convidado Ricardo Gomes, da equipe do Paraná, recebeu troféu como artilheiro da Copa, com cinco gols, e o goleiro Rodolfo Augusto, da Secex/SP, pela defesa menos vazada.

O servidor da Secex/PR, Paulo Nagel, que sempre está presente nas competições, enalteceu a importância do espírito esportivo saudável entre os colegas: “Gostaria de agradecer ao Sindilegis mais uma vez por esta Copa. É notório que sempre tentamos fazer com que a edição atual seja melhor que a anterior e a organização deste ano foi sensacional. Gostaria de parabenizar não só as equipes que chegaram à final, mas sim a todas as nove que participaram da competição. E futebol é isso, quem gosta e acompanha sabe que tudo pode mudar. Às vezes, imaginamos que uma equipe vai ganhar e, no final, outra acaba como vencedora. Mas independentemente do primeiro ou segundo lugar, o mais importante é estarmos juntos aqui”.

O diretor esportivo do Sindilegis, Alison Sousa, autor do gol que garantiu a vitória do São Paulo, agradeceu a presença de todos e afirmou que tem esperança de que as próximas Copas sejam ainda melhores. “A Copa Sindilegis, apesar do nome e do patrocínio, não é do Sindicato. A Copa é nossa, dos servidores, que somos o TCU e somos o Sindilegis. É muito bom poder competir com uma equipe tão preparada e técnica como o Paraná, foi um jogo duro do começo ao fim e demos o nosso melhor. Agora, é comemorarmos o primeiro lugar e nos preparamos para o ano que vem”, analisou Alison.

Fique ligado! – Hoje à noite, sábado, a partir das 20h, acontece a festa de encerramento da Copa Sindilegis, no salão panorâmico do próprio Hotel Carimã. Participe e venha conferir quem foi o grande campeão geral desta edição!

Compartilhe:

Veja também: