Secretaria da Mulher do DF lança campanha para mobilizar e conscientizar população sobre violência doméstica durante pandemia do coronavírus

Com o slogan ‘Mulher, você não está só’, iniciativa informa que apesar do isolamento social, os atendimentos às vítimas seguem funcionando

A recomendação de isolamento social da Organização Mundial da Saúde no combate ao novo coronavírus colocou cerca de 30% da população do planeta em quarentena.  Apesar da importância da medida, uma das consequências da restrição foi o aumento significativo de denúncias de feminicídio e casos de violência domésticaregistrados pela Delegacia da Mulher do DF, evidenciando a maior vulnerabilidade das mulheres aos efeitos colaterais da pandemia.

Foi com o objetivo de oferecer acolhimento e proteção a esse grupo da população que a Secretaria da Mulher do Distrito Federal lançou uma campanha intitulada “Mulher, você não está só!”.  Éricka Filippelli, Secretária responsável pela pasta, participou de uma transmissão ao vivo na página oficial do Órgão para explicar como vai funcionar a campanha. “Essa é uma iniciativa que tem o objetivo justamente de mobilizar e conscientizar toda a sociedade quanto a uma questão muito importante que é o isolamento de mulheres em situação de violência e a apresentação de ações e políticas do governo (do DF) que estão sendo apresentadas neste período excepcional”, explicou.

Durante todo o período de quarentena, a Secretaria fará teleatendimentos com os grupos de mulheres e autores de violência que estavam em atendimento presencial. Além disso, disponibilizou diversos números de telefone que estarão à disposição da população, além de atendimento presencial de emergência nos Centros Especializados de Atendimento às Mulheres.

A diretora de Benefícios do Sindilegis, Fátima Mosqueira, firmou o endosso da entidade às iniciativas promovidas pelo Governo do Distrito Federal: “As mulheres sempre são as mais atingidas por qualquer crise, seja de natureza social, econômica ou de saúde. Ações como as que estão sendo promovidas pela Secretaria da Mulher são fundamentais para resguardar quem mais sofre com o isolamento social. Nós, do Sindilegis, representamos milhares de servidoras do Legislativo Federal e do Tribunal de Contas da União e parabenizamos o GDF pelo vanguardismo nessa luta”.

Confira abaixo os serviços e horários para atendimento às vítimas de violência doméstica:

Procure Ajuda

Disque 190 — Polícia Militar

Delegacias regionais

Atendimento presencial, 24 horas por dia

Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam)

Endereço: Entrequadra 204/205 Sul – Asa Sul

Atendimento ininterrupto

Centro de Atendimento à Mulher (Ceam)

De segunda a sexta-feira, das 10h às 16h30

Locais: 102 Sul (Estação do Metrô), Ceilândia, Planaltina

Disque 100 — Ministério dos Direitos Humanos