Segunda edição do Transforma traz a tecnologia nas Casas para o centro do debate

Sindilegis recebe os responsáveis por inovação tecnológica das Casas para falar sobre perspectivas para a construção do serviço público digital

A segunda live da série Transforma acontece na próxima quinta-feira, 10/09, às 17h. Desta vez o enfoque será o uso de ferramentas tecnológicas na Câmara dos Deputados, no Senado Federal e no Tribunal de Contas da União e as perspectivas para a existência de um serviço público digital. Com o isolamento social imposto pela pandemia de coronavírus, as Casas tiveram que se adaptar rapidamente aos novos modelos de trabalho, mas já contavam com soluções de ponta, desenvolvidas pelas próprias equipes, empregadas em diversas áreas. Quais ferramentas tecnológicas os órgãos adotaram para dar implementar novas rotinas de trabalho? Que tipo de adaptação foi necessária para a transição para novos modelos de tarefas? Quais os benefícios trazidos pela tecnologia transformaram o serviço dentro das Casas? Já podemos pensar em um serviço público digital em breve? Essas são algumas questões que serão discutidas com os diretores das áreas de tecnologia dos três órgãos. A transmissão ao vivo acontecerá pelo canal do Sindilegis no YouTube.

Os convidados do debate são:

– Rodrigo Felisdório, secretário de Soluções de TI do TCU, com 22 anos de experiência em gestão e governança de TI em diversas organizações públicas e privadas. O servidor é pós-Graduado em Governança de TI e Comunicação aplicada ao Setor Público pela UnB.

– Alessandro Albuquerque, diretor da Secretaria de Tecnologia da Informação do Senado – Prodasen, com experiência de quase 30 anos em eletrônica, informática e tecnologia da informação. O servidor é graduado em Ciência da Computação e Sistemas de Informação, e pós-graduado em Engenharia de Projetos de Sistemas de Informação.

– Sebastião Neiva, da Diretoria de Inovação e Tecnologia da Informação da Câmara dos Deputados (DITEC) – Sebastião Neiva Filhos, 28 anos de Câmara dos Deputados, 26 na TI, graduado em Administração, com especialização em Gestão de TI pela Católica e Desenvolvimento Gerencial pela UnB.

O fórum virtual será conduzido pelo vice-presidente do Sindilegis para o TCU, Alison Souza. “O TCU acumula uma experiência de 10 anos de uso de ferramentas para implementar trabalho remoto de controle externo, por exemplo. A Câmara e o Senado já desenvolveram ferramentas baseadas em Inteligência Artificial para ampliar a transparência das atividades nas Casas. Nesse debate vamos conversar sobre as soluções de tecnologia e inovação que os servidores estão utilizando diante dos desafios impostos pela pandemia e os projetos para implementar novas frentes de trabalho”, afirmou Alison.

Transforma
O projeto Transforma foi idealizado pelo Sindilegis como um espaço permanente de estudo, discussão e produção de conhecimento sobre assuntos de interesse dos servidores e da sociedade. A iniciativa prevê a constituição de grupos de trabalho multidisciplinares que acompanham projetos de leis, matérias, processos e estudos que possam afetar a vida do servidor ou da população em geral.

Serviço
Transforma
Tema: Caminhos para a construção do serviço público digital
Data: 10/09
Horário: 17h

Compartilhe:

Veja também: