Semana da Produtividade promete explorar criatividade de servidores do Legislativo

Evento, que conta com o apoio do Sindilegis, trará pelos próximos cinco dias palestrantes renomados e cases de sucesso em busca de instituições mais úteis e produtivas

Cinco dias voltados para produtividade, criatividade e inovação! É com essa premissa que o Tribunal de Contas da União lançou, nesta segunda-feira (27) – em parceria com o Sindilegis, a Auditar, o Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento da Câmara dos Deputados (Cefor), o Instituto Legislativo Brasileiro do Senado Federal (ILB), a Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e a Universidade do Banco Central (UniBC) –, a Semana da Produtividade: Novas Experiências, Maiores Resultados.

Até o dia 31 de maio, os servidores e convidados terão contato, no Instituto Serzedello Corrêa, com palestrantes renomados, workshops e painéis que visam a estimular o aprimoramento da produtividade da Administração Pública. O objetivo do evento é propiciar uma verdadeira experiência aos servidores públicos, por meio da propagação de conhecimentos de aplicabilidade imediata, com foco em metodologias, técnicas, instrumentos e ferramentas práticas que auxiliem no aumento da produtividade.

O vice-presidente do Sindilegis Alison Souza alertou que, atualmente, a sociedade está pressionada a produzir constantemente, cada vez mais e melhor, em um contexto de escassez de recursos: “Sabemos que é urgente a necessidade de otimizar ações e recursos visando alcançar resultados mais efetivos em benefício da sociedade. Por isso, iniciativas como essa, que vêm para oxigenar ideias e trazer cases de sucesso, são um tiro certeiro para estimular os colegas do serviço público a buscarem cada vez melhores soluções, com recursos menores”.

Gestão do tempo e produtividade

Um dos nomes de renome que abrilhantou o ciclo de palestras no período da manhã foi o empresário e bacharel em Ciências da Computação, Christian Barbosa, considerado o maior especialista em produtividade no Brasil. Apaixonado por produtividade e alta performance, oferece uma solução prática e mensurável, para quem deseja uma vida mais equilibrada e resultados consistentes.

“’Produtividade’ é um tema fundamental, porque não aprendemos a ser produtivos na escola. Nós precisamos entender de técnicas, modelos e ferramentas que ajudam nosso dia a funcionar melhor, reduzindo um pouco o nosso estresse, dando mais equilíbrio para manter a nossa meta de resultados. A importância da produtividade para o serviço público é vital; se você não é produtivo você acaba levando muito mais tempo para desempenhar suas tarefas, e esse tempo você acaba perdendo para realizar outras atividades, fora que se perde eficiência do órgão como um todo”, explicou Christian.

O professor de neurologia na Faculdade de Medicina da UFRGS & Pós-Doc na Universidade de Harvard, Pedro Schestatsky, aprofundou no tema “Neurociência aplicada à produtividade” onde, segundo ele, “o desenvolvimento de uma nova visão, processos e práticas de gestão para lidar com a mudança e inovação e abre enormes oportunidades de reflexão sobre como potencializar o desempenho individual e coletivo no ambiente corporativo”.

Para conferir a programação completa, clique aqui.

Compartilhe:

Veja também: