Senado comemora Dia Internacional da Síndrome de Down

Evento lotou o auditório Petrônio Portella, no Senado Federal

Mais de 500 pessoas participaram, nesta segunda-feira (21), da abertura do Seminário 21 Horas pela Inclusão, promovido pela Comissão de Educação, Cultura e Esportes do Senado Federal em comemoração ao Dia Internacional da Síndrome de Down, celebrado no dia 21 de março. O evento, que contou com apoio da Embaixada do Reino Unido e do Sindilegis, lotou o auditório Petrônio Portella e foi prestigiado por autoridades, como o senador Romário (PSB-RJ) e o embaixador do Reino Unido, Alex Ellis, membros de instituições de apoio a pessoas com deficiência e alunos de escolas públicas do Distrito Federal.

Livro “O Mundo da Ivy: 11 anos de uma downzinha muito feliz”

Na ocasião, foi lançado o livro “O Mundo da Ivy: 11 anos de uma downzinha muito feliz”, que conta a história da caçulinha do ex-jogador e agora senador Romário. Ivy tem síndrome de Down e completou 11 anos na última semana – número que estampava a camisa do craque na época em que era jogador. “É a concretização do sonho deste pai”, disse Romário emocionado.

Romário com a filha Ivy na Tribuna do Petrônio Portella

O senador também destacou a importância da arte como aliada no desenvolvimento das crianças com síndrome de Down: “A música e a dança, por exemplo, contribuem bastante com o desenvolvimento motor e sensorial”. Prova disso foi o espetáculo de dança “Pestalozzi e a arte em movimento”, em que crianças com síndrome de Down animaram a plateia com passos de break e hip hop. O grupo musical Surdodum também se apresentou, com tradução em Libras em tempo real para deficientes auditivos, como os músicos da banda.

Espetáculo

Grupo musical Surdodum

“Nossa luta não é vã, nossa luta é para que toda a pessoa com síndrome de Down tenha respeitada a garantia dos seus direitos, do seu espaço cidadão, e tenha, acima de tudo, o seu reconhecimento junto à sociedade que nos cerca”, defendeu Romário.

Senador Romário e a família

O Dia Internacional da síndrome de Down foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2006. A data, 21 de março, é uma referência à trissomia do cromossomo 21, alteração genética que gera um cromossomo extra no DNA do indivíduo e resulta nas características físicas e cognitivas peculiares das pessoas com síndrome de Down. O tema escolhido para o evento faz alusão ao fenômeno.

Oficinas

Vinte e uma horas de atividades gratuitas, como oficinas de capacitação, exposições e apresentações artísticas, sobre temas ligados à deficiência serão oferecidas entre os dias 22 e 23 de março com profissionais de diversas especialidades. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas pelo telefone (61) 3303-2744 ou pelo site www.interlegis.leg.br/eventos. Confira a programação completa abaixo:

– 22 de março:
Workshops
Horário: de 9h às 12h, e de 14h às 17h
– Oficina Criativa: Como libertar a mente com arte
– Deficiência Infantil: Diagnóstico precoce e reabilitação
– Musicoterapia: Estimulação através dos sons
– Integração Sensorial: da Teoria à Prática
– Acessibilidade e Educação Sexual para pessoas com deficiência

– 23 de março:
Workshops