Senado e Sindilegis celebram 200 anos da Assembleia Constituinte com peça teatral para crianças

Nesta quarta-feira (3), cerca de 500 crianças, do ensino fundamental entre 12 e 14 anos, participaram – entre os períodos matutino e vespertino – de um momento lúdico e de muita aprendizagem proporcionado pelo Senado Federal e Sindilegis.

Em comemoração aos 200 anos da Assembleia Constituinte e Legislativa do Império do Brasil, foi apresentada uma peça teatral, no Salão Negro do Congresso Nacional, que remontou o cenário onde, em 3 de maio de 1823, diversos representantes eleitos em todo o país se juntaram para elaborar a Constituição e criar um ordenamento jurídico próprio do nascente Estado brasileiro.

O evento foi realizado pela companhia teatral Caixa Cênica, que deu vida aos personagens e fatos históricos. A narrativa foi contada sob a perspectiva da imperatriz Maria Leopoldina, primeira esposa de Dom Pedro I.

Para o presidente do Sindicato, Alison Souza, a educação e a cultura transformam vidas e iniciativas como essa, do Senado Federal, sempre contarão com apoio do Sindicato.

Programação especial em homenagem aos 200 anos

A encenação teatral faz parte de uma série de eventos, realizados pelo Senado Federal, para comemorar os 200 anos do parlamento brasileiro. A programação reúne encenações teatrais, visitas guiadas, programações especiais nos veículos do Senado e o lançamento de uma publicação sobre a história do legislativo no Brasil.

Pela manhã, o Senado também preparou uma sessão solene especial, no plenário Ulysses Guimarães, em homenagem aos 200 anos da constituinte. Conduzida pelo presidente do Senado, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), o evento contou com autoridades como os ministros do STF e TSE, Gilmar Mendes e Dias Toffoli, respectivamente, e o ex-senador e ex-presidente do Senado Federal José Sarney. Pelo Sindilegis, participaram da solenidade o presidente Alison Souza e os diretores Eduardo Lopes e Narciso Mori.