Senado Federal lança editais para vagas de novo concurso; inscrições já estão abertas

Provas objetivas e discursivas serão aplicadas no dia 6 de novembro; 22 vagas serão ocupadas de imediato, com possibilidade de cadastro reserva

Já estão abertas as inscrições para as provas do novo concurso para o Senado Federal. Realizado pela Fundação Getúlio Vargas, as provas serão realizadas no dia 6 de novembro; candidatos poderão se inscrever neste link https://bit.ly/3A98H1W até o dia 21 de setembro, cujos valores são de R$ 94,00 (advogado e consultor); R$ 73,00 (analista); e R$ 55,00 (policial legislativo).

A Diretoria-Geral do Senado Federal publicou, no Diário Oficial da União, cinco editais para os novos concursos. No total, 22 vagas serão ocupadas imediatamente, divididas entre analista legislativo/diversas especialidades (11 vagas); analista legislativo/registro e redação parlamentar (1 vaga); advogado (1 vaga); consultor/diversas áreas (2 vagas); e técnico legislativo/policial legislativo (7 vagas). Além disso, também será aberto um cadastro de reserva com 980 vagas.

A diretora-geral do Senado, Ilana Trombka, explica que está com grandes expectativas para os novos servidores que virão a ocupar o quadro funcional da Casa. “Esse concurso começou a tramitar na gestão do senador Davi Alcolumbre, em 2019. Contudo, devido à pandemia e em um ambiente onde a saúde pública foi posta em risco, decidimos ir para o trabalho remoto e colocamos em stand-by o processo do novo processo seletivo. Contudo, vimos que era momento de renovar esse quadro. Por isso, a Mesa Diretora do Senado aprovou esse concurso”, explica.

Ainda segundo Trombka, o concurso vem para suprir uma necessidade pontual de profissionais em áreas específicas — como engenheiro do trabalho e assistente social, além de vagas em outras carreiras. De acordo com a diretora-geral, a seleção vai repor parte da demanda atual por novos servidores.

O último concurso realizado para o Senado Federal foi há dez anos. Por isso, para o diretor de Benefícios do Sindilegis, Petrus Elesbão, este será um momento ímpar para a instituição. “É natural a oxigenação e renovação dos quadros das instituições brasileiras. Contamos com um grupo de servidores extremamente capacitados e, agora, temos o momento de trazer uma renovação para as vagas que estão em aberto”.

As provas objetivas e discursivas serão realizadas em todas as capitais e as demais fases, em Brasília. No dia 6 de novembro, ocorrerão as provas objetivas e discursivas para técnico e analista e somente objetiva para advogado e consultor; e no dia 27 de novembro será a vez da prova discursiva para advogado e consultor.

Confira os editais a seguir:
Edital nº 1, de 22 de agosto de 2022: https://bit.ly/3R1UmLQ
Edital nº 2, de 22 de agosto de 2022: https://bit.ly/3R0CP6C