Senado implementa mais uma ferramenta para dar celeridade aos processos de insalubridade


Os servidores que exercem atividades insalubres terão, a partir de agora, um novo aliado para comprovação da situação para fins de aposentadoria especial. A Secretaria de Gestão de Pessoas, conforme combinado com o Sindilegis, implementou um novo mecanismo intitulado perfil profissiográfico previdenciário (PPP), que reunirá todas as informações relativas à condição de trabalho do servidor. 

Segundo Petrus Elesbão, vice-presidente do Sindilegis para o Senado, o instrumento será uma forma de dar celeridade para os processos das aposentadorias especiais. “Com o PPP, o Senado passará a ter um documento histórico-laboral dos servidores, reunindo todas as informações importantes das atividades que foram exercidas e fornecendo dados quanto às condições ambientais de trabalho. Sem dúvida, com isso, os processos de insalubridade caminharão de forma muito mais célere”, declarou. 

Segundo o secretário de Gestão de Pessoas do Senado, Rodrigo Brum, um dos responsáveis pela implementação do PPP, o novo mecanismo também foi uma forma encontrada pela Casa para valorizar os servidores e tornar menos desgastante o processo para comprovação da insalubridade para fins de aposentadoria especial. 

“Todas as medidas que valorizam o servidor são fortemente defendidas pela Gestão. Atualmente, faz parte até de um planejamento estratégico ratificado pela Mesa Diretora e pelas Diretorias executivas do Senado. Este caso específico tange outra esfera de abordagem que a valorização, é um cumprimento legal”, declarou Brum.

 

 

Compartilhe:

Veja também: