Senado oferece curso on-line com reflexões sobre a aposentadoria

Curso será realizado de 30 de agosto a 3 de setembro e objetiva realizar uma reflexão e planejamento pessoal e profissional quanto ao melhor momento para se aposentar

Uma oportunidade para refletir sobre aspectos psicológicos, familiares e sociais da vida no contexto que antecede a aposentadoria. Essa é a proposta do curso oferecido durante a décima edição da “Semana Refletir o Futuro”, do Senado Federal, que será ministrado on-line, entre os dias 30 de agosto e 3 de setembro, das 14h30 às 18h.

Segundo a psicóloga Ana Lívia Babadopulos, uma das facilitadoras do curso, os participantes refletirão sobre relações familiares e aposentadoria, enfrentamento às mudanças, sexualidade na maturidade, vida laboral após a aposentadoria e projetos de vida. Apesar dos temas abordados serem sensíveis para algumas pessoas, a psicóloga tranquiliza os interessados: “O participante pode esperar um espaço seguro, já que há sigilo para o compartilhamento das emoções que envolvem esse momento da aposentadoria, com bons filmes e textos para promover a reflexão e a discussão”.

Devido à pandemia da covid-19, esta será a segunda edição da Semana Refletir o Futuro realizada de maneira virtual. Para participar não é necessário estar às vésperas da aposentadoria. “O único pré-requisito para se inscrever, portanto, é a disponibilidade para estar conosco durante as cinco tardes da semana e a vontade de ouvir e compartilhar com colegas”, explicou Ana Lívia.

A Semana Refletir o Futuro é uma iniciativa da Secretaria de Gestão de Pessoas do Senado, em parceria com o Instituto Legislativo Brasileiro/ILB e a Diretoria-Geral da Casa.

Serviço:

Período do curso: 30 de agosto a 3 de setembro de 2021

Carga horária: 17 horas

Horário: 30 de agosto a 2 de setembro das 14:30 às 18:00 e dia 3 de setembro das 14:30 às 17:30

O curso será ministrado em cinco encontros remotos, via TEAMS.

Coordenador: Stelamaris Costa Negraes (contato via TEAMS).

Dúvidas e mais informações: 3303-1497.

Com informações da Intranet Senado.