Senado realiza palestra sobre envelhecimento e felicidade e lança livro de memórias

O evento ocorrerá no Interlegis, na quinta-feira (5), a partir das 15h

Nesta quinta-feira (5), às 15h, a antropóloga e escritora Mirian Goldenberg vai ao Senado para falar sobre envelhecimento e felicidade. O evento ocorrerá no auditório do Interlegis e, na ocasião, também haverá o lançamento do livro “Esta é minha história”, que traz relatos de servidores aposentados da Casa. O Sindilegis ajudou na publicação ao auxiliar alguns desses servidores a contarem suas experiências inesquecíveis, que passam por bastidores de momentos marcantes como a Constituinte.

“O livro traz o depoimento de colegas que já são aposentados e mostra a forma definitiva e importante que eles contribuíram para o Senado”, destaca a diretora-geral do Senado, Ilana Trombka. E complementa: “O compromisso com a memória do Senado e a valorização do servidor são materializados pelo lançamento desta obra, em importante parceria com a Assisefe e o Sindilegis, e esforço conjunto da Gráfica e do Conselho Editorial do Senado, com entusiasmado aval da Presidência [do Senado]”.

Palestra

Durante a palestra, Mirian Goldenberg comentará os dados coletados em pesquisas realizadas nos últimos 30 anos, no Brasil, com o objetivo de mostrar como, mesmo em tempo de crises econômicas, sociais e políticas, é possível encontrar caminhos para ter uma vida mais feliz, com projetos, significados e liberdade. Ela ressalta que os argumentos usados na apresentação são fruto de pesquisas e estudos consistentes sobre o tema.

Os assuntos que serão ministrados na palestra estão presentes no livro “Liberdade, Felicidade & f*da-se!”, cuja terceira edição acaba de ser lançada. Segundo a antropóloga, a obra foi inspirada numa apresentação feita por ela no TEDxSãoPaulo, assistida por mais de 1 milhão de pessoas e disponível no Youtube.

“Quero que as pessoas entrem em 2020 com outra perspectiva e repensando a vida com um novo significado. Hoje, há uma epidemia da tristeza, sofrimento e depressão. Acredito que será um momento libertador”, afirma Goldenberg.

Responsável pela condução do projeto que deu forma ao livro “Essa é Minha História”, Paulo Meira, da SEGP, destacou que é “uma grande honra, pela beleza dessa missão, ter sido convidado pela diretora-geral, Ilana Trombka, e pelo diretor, Gustavo Ponce, para conduzir o projeto do livro”. Segundo ele, a publicação mostra que a Carta de Compromissos, criada em 2015, não ficou no papel.

Com informações do Senado Federal – Comunicação Interna