Servidor do Senado Federal lança livro repleto de mistérios subaquáticos

O “Segredo que mudou nossas vidas” é o livro de romance e ficção de 304 páginas escrito pelo servidor da Primeira-Secretaria do Senado Federall e filiado ao Sindilegis José Mendonça de Araújo Filho, de 53 anos. Na última quinta-feira (11), ele lançou a obra cercado por amigos e familiares para uma noite de autógrafos na Biblioteca do Senado.

Embora seja o sexto livro escrito pelo autor – a maioria na área jurídica – e possuir vários artigos publicados, esse é o primeiro que segue uma linha romântica e fictícia, e trata sobre grandes descobertas do mundo submarino feitas pelo servidor em águas profundas de mares, rios e lagos.

De uma forma misteriosa e linguagem simples e detalhista, José, que se tornou mergulhador há dez anos, afirma que o objetivo maior do livro é mostrar a natureza, a importância de preservação e a conservação do meio ambiente.

“Nosso planeta é composto por dois terços de água. É um universo grandioso e misterioso a ser explorado e considero uma grande gratidão poder fazer essa conexão do que considero dois mundos. E como mergulhador desejo que todos possam conhecer essa experiência e dar mais valor à natureza”, convidou o autor José Mendonça.

Uma curiosidade é que o livro foi encadernado de uma forma inusitada, com uma proposta diferenciada, tentando alcançar uma nova versão de livros hoje, idealizada pelo premiado diagramador Aroldo Brito.

O colega de mergulho do escritor, o botafoguense Carlos Machado, de 53 anos, mais conhecido como Carlinhos, aposentado do Exército, é um dos personagens do livro. Ele ficou bastante surpreso com a novidade e pela amizade conquistada graças à atividade na água. “Estou curiosíssimo para ler e feliz pela citação. Confesso que estou impressionado com a nossa relação de amizade que surgiu por causa do mergulho. Diferentemente de outros esportes regados de adrenalina, o mergulho tem um perfil diferente de relaxamento, pois dentro da água só escutamos a sua respiração. Sem falar do universo incrível debaixo d’água”, ressaltou.

O Sindilegis e a Diretoria-Geral do Senado compartilham do mesmo pensamento sobre a importância de incentivar a veia artística do servidor, para que ele possa se sentir completo e ter mais qualidade de vida. A Diretora-Geral da Casa, Ilana Trombka, lembrou-se de um importante projeto, o “Talentos do Senado”, implementado há três anos.

“É muito importante que o nosso servidor receba este apoio da Casa, para que ele possa desenvolver sua profissão e, ao mesmo tempo, atividades lúdicas que o completem como ser humano. Que felicidade que é encontrar no mesmo lugar estímulo para essas duas coisas e é esse o Senado que a gente quer”, comentou.

Quem quiser adquirir um exemplar, basta entrar em contato com o servidor por meio do telefone (61) 98158-0389 ou por e-mail: [email protected]