Servidor do Senado lança livro sobre Comissões de Inquérito

Marcos Santi agradeceu a presença dos colegas do Senado e da Câmara e também a ajuda do Sindilegis na divulgação

O consultor legislativo do Senado Federal Marcos Evandro Santi lançou, na noite de quinta-feira, 18, no restaurante Carpe Diem, 104 Sul, em Brasília, o livro “As CPIs e o Planalto”, pela Editora Prismas. A obra traça um panorama geral sobre as principais CPIs desde o período democrático recente do Brasil (1985-2010). O lançamento contou com diversos colegas do Senado Federal e da Câmara dos Deputados, que fizeram questão de prestigiar a iniciativa e o trabalho do consultor.

A eles, Marcos agradece em particular. “Agradeço imensamente aos colegas servidores que compareceram em peso, comprovando a importância da divulgação realizada pelo site do nosso sindicato. Por conseguinte, agradeço também ao Sindilegis”, comentou. No livro, o consultor aborda a história do tempo presente da política do Brasil, os períodos democráticos recentes e a ascensão das CPIs como um novo modelo de Inquérito Parlamentar. Ao todo a publicação traz 284 páginas, recheadas de histórias sobre o funcionamento e os legados deixados pelas Comissões de Inquérito. Segundo Marcos Santi, a ideia do livro é deixar registrada essa rica história do Brasil, para que crianças e adultos, no futuro, possam ler e relembrar este período pelo qual passou o país. “Tenho certeza que esse trabalho vem para preencher uma lacuna de livros sobre a CPIs, principalmente no período de redemocratização do Brasil”, ressaltou Santi.

O objetivo do trabalho é iniciar uma discussão mais séria sobre o papel das CPIs, para além do senso comum, como explica Santi. “O trabalho mostra importantes experiências e histórias de inquéritos parlamentares, trazendo outras reflexões para o leitor”, enfatizou. Esta é a segunda obra lançada por Santi. Na primeira, intitulada “Criação das Comissões Parlamentares de Inquérito”, o servidor abordou o funcionamento das CPIs e as táticas utilizadas pelo Congresso Nacional durante as investigações. O servidor bacharel em Ciências Econômicas (UnB, 1980-5), em Direito (UnB, 1987- 91), especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (1988-90) e recentemente realizou mestrado em História. Foi justamente a sua tese de mestrado que lhe inspirou e permitiu reunir sua experiência como consultor legislativo, abordando as principais CPIs brasileiras.  O livro “As CPIs e o Planalto”, de Marcos Evandro Santi pode ser encontrado nos seguintes endereços:

Banca de jornal da 103 sul, 113 sul Aeroporto Banca de jornal da QI 25 do Lago Sul

Livraria Cultura www.livrariacultura.com.br

Livraria Saraiva www.livrariasaraiva.com.br

Livraria Siciliano www.siciliano.com.br

Compartilhe:

Veja também: