Servidor público como parte solução do problema

Durante o PENSAR BRASIL, o pré-candidato ao Planalto André Janones destacou a necessidade de um estado forte e eficiente

O servidor público é parte da solução, não do problema. Esse foi o mote da fala do deputado federal André Janones (Avante), o terceiro pré-candidato à Presidência da República a falar no evento Pensar Brasil – Diálogo sobre trabalho, diálogo e desenvolvimento, que acontece no Museu do Amanhã (RJ) e tem transmissão online no site https://www.pensarbrasil.com.br/. Ele fechou o primeiro dia de palestras, que continua na manhã desta sexta-feira (13).

Contando sua biografia, Janones frisou o papel do Estado em sua formação para sublinhar a necessidade de se ter um governo ao mesmo tempo forte e eficiente. O deputado nascido na cidade de Ituiutaba (MG) ficou famoso quando, após atender em seu escritório de advocacia clientes que precisavam de atendimentos de saúde com presteza, fazia cobranças do poder público pelas suas redes sociais. Na greve dos caminhoneiros em 2018, ele foi convidado a liderar o movimento. Em sua fala no PENSAR BRASIL, Janones aproveitou para fazer críticas ao presidente da República, Jair Bolsonaro.

“Não reconhecer o próprio erro é certeza para o fracasso. O governo federal diz que o responsável pelos erros do governo é sempre um agente externo. Ele está repetindo o fracasso como projeto de governo”, criticou. “Não sei quem são os responsáveis pelos nossos erros, mas eu sei quem não são: não são os pobres e não são os funcionários públicos”, completou, dando como exemplo a participação dos funcionários públicos no combate à pandemia da Covid-19.

Além do governo federal, o Partido Novo, que preza pelo chamado Estado mínimo, também foi alvo dos ataques de Janones. Ele, entretanto, se disse “em cima do muro”: “Não sou nem de esquerda nem direita. O grande desafio é agradar os dois lados. Esse é o lugar que estou e que quero ficar”, contou. “Essa é a política do futuro: a busca pelas soluções reais dos problemas que o nosso país enfrenta.”

Sobre o PENSAR BRASIL

Começou nesta quinta-feira (12 de maio) o evento Pensar Brasil – Diálogo sobre trabalho, desenvolvimento e futuro, conjunto de debates e palestras que vai proporcionar até esta sexta-feira (13) um diálogo aprofundado sobre as relações trabalhistas, o crescimento econômico e os desafios do país. O congresso tem entre seus convidados os pré-candidatos à Presidência da República Ciro Gomes (PDT), André Janones (Avante), Pablo Marçal (Pros) e Santos Cruz (Podemos), assim como nomes com larga experiência quando o assunto é o mercado de trabalho ou áreas correlatas.

O evento foi criado pelo Sindicato dos Servidores do Poder Legislativo Federal e do Tribunal de Contas da União (Sindilegis), pelo Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário e do MPU no DF (Sindjus), pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Rio de Janeiro (Fecomércio-RJ) e pela Federação dos Comerciários do Estado de São Paulo (Fecomerciários-SP).