Invasores atacaram a democracia, quebrando vidros, móveis e obras de arte nas sedes dos três poderes. Não conseguiram ameaçar o regime democrático, pois ele é muito maior que os prédios que o representam. E para simbolizar que os cacos da destruição podem ser matéria-prima de uma democracia fortalecida, os servidores do Congresso Nacional vão fazer um ato nesta quarta-feira (8), quando o abominável episódio completa um mês.
“O caminho inverso: Ato pela Democracia” significa não apenas contrapor a invasão violenta com uma marcha pacífica. Significará também que o Congresso Nacional, representado pelos seus servidores, quer estar cada vez mais próximo do cidadão, pois é a caixa de ressonância dos desejos de toda a sociedade.
O ato ocorrerá a partir das 14h, hora aproximada do início dos ataques. Se iniciará no Salão Negro, primeiro espaço invadido e que une as duas casas do parlamento nacional. Terá a participação dos corais dos órgãos do Legislativo – Câmara, Senado e TCU – que cantarão o hino nacional brasileiro. Terá mensagens de autoridades brasileiras e estrangeiras, como os integrantes da coalizão Capitol Strong, formada por entidades que se uniram após a invasão do Congresso dos EUA. Por fim, o ato culminará no gramado em frente ao Congresso Nacional onde a palavra Democracia e a bandeira nacional serão abraçadas pelos participantes.
O ato está sendo convocado pelo Sindicato dos Servidores do Poder Legislativo – Sindilegis, com apoio institucional da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, Organização dos Estados Americanos, União Interparlamentar, Associação Brasileira de Comunicação Pública, Bússola Tech e Flap Comunicação.
Credenciamento de visitantes
O Ato será aberto a todos que desejarem participar, inclusive, a visitantes externos. Porém, aos que não forem servidores das Casas Legislativas, pedimos que encaminhem para o e-mail [email protected] as seguintes informações: nome, CPF e RG. Os dados são necessários para o controle de entrada, realizado na portaria do prédio.
Associação de Ex-Membros do Congresso dos EUA envia carta em apoio ao ato democrático deste dia 8/02 e aos membros do Congresso brasileiro.
“Como liderança da Associação de Ex-Membros do Congresso dos EUA, queremos afirmar firmemente
que estamos unidos e apoiamos totalmente sua democracia e renunciamos a qualquer ataque violento e
destrutivo contra seus servidores ou instituições públicas. Eventos como os que ocorreram em seu país em 8 de janeiro deste ano e em nosso próprio país em 6 de janeiro de 2021 não têm lugar em uma democracia civilizada (…)”.
Confira a carta na íntegra AQUI
Contatos:
Alessandra Galvão | Comunicação Sindilegis| 61 99658-0546
SERVIÇO:
O caminho inverso: Ato pela Democracia
Data: 8 de fevereiro
Horário: 14h
Local: Salão Negro do Congresso Nacional