Como organizar sua vida financeira, mesmo tendo os melhores salários entre os servidores públicos do País? Embora pareça uma pergunta simples de responder, no entanto, ocorre justamente o efeito inverso. Não é exceção encontrar servidores atolados em dívidas em virtude do estilo de vida ou pela falta de planejamento pessoal e familiar.
Foi com este intuito que o Instituto Legislativo Brasileiro (ILB) promoveu em parceria com o Sindilegis, no dia 19 de junho, uma roda de conversa entre especialistas em finanças e servidores do Senado Federal. Não foi surpresa ao encontrar a sala repleta de pessoas ávidas por informação.
Na pauta, a discussão foi cerceada de indagações sobre empréstimos consignados, aquisição e taxas de juros de imóvel e veículos, aplicações seguras, fundos de investimento, previdência complementar e até planejamento financeiro familiar.
O vice-presidente do Sindilegis para o Senado Federal, Petrus Elesbão, compareceu ao evento e elogiou a iniciativa. ”É muito importante levar este tipo de conhecimento para o servidor do Senado. Mesmo tendo bons salários, muitos fazem compromissos financeiros e não conseguem controlar os gastos. Por outro lado e também gratificante é saber que muitos colegas estão poupando e desejando investir em um futuro mais pródigo”, afirmou.