Sessão Solene homenageia Policiais Legislativos

O Congresso Nacional realizou, na manhã desta terça-feira (06), sessão solene em homenagem aos Policiais Legislativos. Além dos parlamentares, o evento reuniu várias entidades, amigos e familiares dos homenageados. O Sindilegis participou com a presença do presidente Nilton Paixão e dos diretores Ogib Teixeira, Márcio Costa e Paulo Cezar Alves.

Durante a cerimônia, lideranças políticas se alternaram na tribuna para exaltar as atividades dos Policias Legislativos. O autor da sessão solene, deputado Mauro Benevides, ressaltou a importância destes profissionais para todas as Casas. “A Polícia Legislativa é, sem dúvida, competente, vigilante e estratégica diante de diversos impasses ocorridos. É essencial para a segurança dos parlamentares e também de todos os visitantes”, disse.

O diretor da Polícia Legislativa da Câmara dos Deputados, Paulo Marques, destacou os desafios cotidianos dos policiais. “Diariamente recebemos movimentos sociais, sendo muitos deles com interesse em acompanhar a pauta de discussão. A maioria vem de forma ordeira, organizada e comprometida para exercer seu direito de cidadão. Porém, em algumas ocasiões, um ou outro grupo acaba por ficar com os ânimos acirrados, e cabe a nós, policiais legislativos, mediar para que haja o entendimento, para que eles permaneçam e circulem na Casa, mas que obedeçam aos normativos internos de segurança”, afirmou.

Com a solicitação de um minuto de silêncio, o presidente do Sindilegis, Nilton Paixão, homenageou os policias legislativos já falecidos. “Eles não estão na pauta das matérias, mas eles vivem de uma forma muito especial, em nossas lembranças e em nossos corações”, declarou.

Em seu discurso, Nilton lembrou sobre a exigência de nível superior para ingresso na carreira. “Gostaria de fazer uma carinhosa correção em relação ao discurso do deputado Roberto Policarpo, que disse haver um aumento na exigência de qualificação para ingresso nos quadros da polícia. Bom, isto não é uma realidade. Isto só será realidade quando os senhores parlamentares aprovarem a reivindicação deste Sindicato e dos Policiais Legislativos e exigirem o nível superior para concurso público. Aí sim nós teremos mais eficácia e eficiência nos exercícios das atividades policiais”, concluiu.