A partir de agora servidores do Legislativo e TCU poderão utilizar a assinatura eletrônica disponibilizada pela plataforma Gov.br para fins de filiação ao Sindilegis. A novidade permitirá que os interessados em fazer parte do Sindicato se filiem de maneira mais ágil e menos burocrática, tendo em vista que é imprescindível a assinatura de próprio punho para validar a filiação.
Através da plataforma Gov.br, qualquer pessoa pode adquirir, gratuitamente, uma assinatura digital, reconhecida legalmente, com validade jurídica equivalente à de um documento com assinatura física.
Confira o passo a passo a seguir:
- Acesse o site do Sindilegis (https://sindilegis.org.br/formulario-de-filiacao/) e baixe a ficha de filiação em PDF.
- Preencha a ficha com um editor que permita alterações ou imprima e preencha à mão, caso prefira.
- Se optar por preencher à mão, a ficha deverá ser escaneada.
- Anexe a ficha preenchida ao e-mail [endereço de e-mail removido].
- O valor da mensalidade é de 0,8% em cima do salário líquido, com mínimo de R$ 70 e teto de R$ 170. O pagamento é feito via consignação na folha de pagamento.
- A sede do Sindilegis, na 610 Sul, também está sempre de portas abertas para atendimento presencial. O sindicato também está presente na Câmara dos Deputados e no TCU.
- Se estiver em seu local de trabalho em uma das Casas, basta entrar em contato e um colaborador do Sindilegis irá ao seu encontro para auxiliar no preenchimento da ficha.
A sede do Sindilegis, na 610 Sul, também está sempre de portas abertas para quem busca o atendimento presencial. O Sindicato também está presente na Câmara dos Deputados e no TCU. Se estiver em seu local de trabalho em uma das Casas, basta entrar em contato que um dos colaboradores do Sindilegis irá ao seu encontro para auxiliar no preenchimento da ficha.
(61) 3214-7300 – Sede do Sindilegis 610 Sul e WhatsApp
(61) 3216-9834 – Posto da Câmara
(61) 3527-7297 – Posto do TCU
Veja o passo a passo para assinar a ficha de filiação com o Gov.BR:
Etapa 1:
- Acesse o Portal de Assinatura Eletrônica utilizando a sua conta gov.br ou baixe o aplicativo gov.br em Android e iOS.
- Certifique-se de que sua conta gov.br está validada para realizar a assinatura digital.
- Caso você não tenha uma conta gov.br: acesse o portal gov.br e crie uma conta “prata” ou “ouro”.
Etapa 2:
- Faça o login na sua conta gov.br usando seu CPF e senha.
- Caso tenha habilitado o código de verificação em duas etapas, digite o código recebido. Após o login, você será direcionado para a tela de “Assinatura de documento”.
Etapa 3:
- Adicione o arquivo que será assinado.
- Clique em “Escolher arquivo” e selecione um arquivo do computador, celular ou tablet. Os arquivos devem ter extensão .DOC ou .DOCX ou .ODT ou .JPG ou .PNG ou .PDF, com até 100MB.
Etapa 4:
- Escolha o local da sua assinatura no documento.
- Clique no documento para definir onde sua assinatura vai ser posicionada. Em seguida, clique em “Assinar digitalmente” para validar a assinatura.
Etapa 5:
- Assine o documento.
- Para receber o código de autorização no seu aplicativo gov.br, é preciso que você acesse as configurações do seu celular e permita o recebimento das notificações do aplicativo gov.br.
- Você verá uma mensagem de sucesso e será redirecionado para a página de onde deverá baixar o documento assinado.
Etapa 6:
- Baixe o documento assinado.
- Clique no ícone (ícone de download) para baixar o arquivo assinado e escolha o local para salvar seu arquivo.
- Atenção: Não utilize a função de imprimir o arquivo para salvar, pois o arquivo salvo dessa forma não incluirá a assinatura e o documento impresso não possui validade.
Etapa 7:
- Consultar assinatura do documento.
- Verifique a assinatura no endereço https://validar.iti.gov.br ou no app VALIDAR, que pode ser baixado gratuitamente em Android e iOS.
- Também é possível verificar a assinatura no portal de assinatura, basta adicionar o arquivo assinado e as assinaturas serão listadas próximas ao documento, no campo “Assinado digitalmente por”.