3A3818E5-62D3-4AE2-89B4-49AE56953333 (1)

Sindilegis alerta aposentados do TCU sobre novo golpe envolvendo falsas ligações

O Sindilegis alerta aos servidores aposentados do Tribunal de Contas da União sobre um novo golpe que vem sendo aplicado por telefone. Nas ligações, um indivíduo que se apresenta como ‘Rafael’, suposto auditor do TCU, informa a existência de valores atrasados referentes ao adicional por tempo de serviço e à gratificação de controle externo.

Segundo os relatos recebidos pelo Sindicato, o golpista orienta os filiados a procurarem um homem identificado como “Antônio, da PGU”, para tratar do suposto recebimento. Durante a abordagem, é mencionado inclusive um processo de número 017.5900.80.2004.515.0109, que não é reconhecido pelo Sindilegis.

Orientações do Núcleo Jurídico

O Núcleo Jurídico do Sindilegis esclarece que os comunicados oficiais são realizados normalmente por Aviso de Recebimento (AR) via Correios ou pelos advogados devidamente constituídos nos processos, e nunca por telefone. Por isso, qualquer contato telefônico solicitando dados ou pagamentos deve ser considerado suspeito.

Confira três importantes orientações para evitar cair em golpes:

  • Não efetuar pagamentos solicitados por telefone;
  • Confirmar informações diretamente com o setor de pessoal do TCU ou com a Ouvidoria; e
  • Exigir identificação completa (nome e matrícula) de quem se apresentar como auditor do TCU e comunicar imediatamente o ocorrido à instituição.

O Sindilegis destaca que permanece vigilante contra tentativas de fraude que afetam seus filiados, especialmente os aposentados, e orienta que qualquer abordagem suspeita seja reportada imediatamente.

Tags: No tags

Comentários estão fechados.